Blog

67 posts

Micronutrientes na Alimentação para Corredores

Cuidados na Alimentação: Os Micronutrientes ajudam a correr mais rápido?

Os micronutrientes, ou seja: vitaminas e minerais, s√£o nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, atuando como coenzimas, antioxidantes e horm√īnios, desde o metabolismo energ√©tico at√© o sistema imunol√≥gico. O exerc√≠cio f√≠sico, principalmente extenuante, pode atuar como agente estressor ou causar diminui√ß√£o da concentra√ß√£o das vitaminas e minerais, por conta da sudorese, aumento do estado inflamat√≥rio e aumento da necessidade nutricional.

X-Training Brasil confirma presença no Troféu Brasil de Atletismo

X-Training Brasil na maior competição Interclubes da América Latina

Dois Atletas da X-Training Brasil estão convocados para a Maior Competição de Clubes da América Latina, que inicia hoje, em São Paulo

Daniel Guerra de Goias e
Matheus Jord√£o de Santa Catarina

√Č a Fam√≠lia X-Training entre os maiores atletas do Atletismo Brasileiro!

Boa prova aos Atletas, pois de sorte, só precisa quem não treina, e eles estão bem treinados!

Mais informa√ß√Ķes no blog X-Training,
basta acessar www.xtrainingbrasil.com.br e entrar na aba “Blog”

A História do início da Maratona Feminina

Curiosidades Históricas sobre a Maratona Feminina

A data que mudou a história do esporte foi 17 de abril de 1967, na Maratona de Boston
Switzer sempre foi apaixonada por esportes, no colegial queria ser Cheerleader, mas os tempos era muito diferentes de hoje.
Mulheres na maratona era algo visto como outro mundo, apenas homens podiam participar, mas Kathrine queria fazer diferente.
Ela analisou o regulamento e percebeu que, oficialmente, as mulheres não era impedidas de correr a Maratona de Boston, pois não existia nada no regulamento que impedisse a participação de Corredoras
Kathrine fez sua inscrição e a organização imaginava ser um formulário preenchido por um homem
Após a largada ela foi bem acompanhada pelo namorado, mas a notícia correu rápido. O rígido organizador da prova Jock Semple ficou sabendo do acontecido e foi ao encontro de Kathrine para afastá-la da prova

Como utilizar a proteína para nutrição de corredores

Melhor maneira de utilizar a proteína para corredores

Quando entramos no assunto de nutrição para corredores, a proteína é sempre falada e gera muita discussão sobre sua utilização.
Com auxílio de nutricionistas, a X-Training Brasil vai trazer nesse texto uma explicação aprofundada da utilização e ação da proteína no nosso organismo e como ele pode auxiliar, ou não, nos treinos
Ao contrário do uso comum como pós treino, a proteína deve ser usada apenas quando a dieta não alcançar a necessidade proteica diária ou o acesso ao alimento for dificultado no momento que a refeição deve ser feita.
Tomar whey protein não aumenta a síntese proteica, não aumenta a massa muscular, apenas agrega no consumo diária de proteína, o que pode ser feito apenas com adequação da alimentação, lembrando que proteína não possui estoque no corpo, ou seja, consumir mais que o necessário não garante benefícios extras, podendo ainda, causar prejuízos ao organismo.
No √ļltimo texto publicado em nosso Blog, fornecemos dicas de informa√ß√Ķes da quantidade necess√°ria de ingest√£o de prote√≠nas para corredores. Acesse www.xtrainingbrasil.com.br e saiba mais

A import√Ęncia da prote√≠na para corredores

Alimenta√ß√£o para corredores: a import√Ęncia da prote√≠na

Como todo esportista sabe, as prote√≠nas t√™m extrema import√Ęncia na performance dos treinos, recupera√ß√£o, hipertrofia e est√©tica, sendo a queridinha dos praticantes e estrela nas dietas da moda.
As prote√≠nas s√£o formadas por meio de combina√ß√Ķes dos 20 amino√°cidos existentes, em diversas propor√ß√Ķes.
√Č importante que esta quantidade di√°ria de prote√≠na seja fracionada durante o dia, sendo, em m√©dia, 0,3 g/kg peso por refei√ß√£o para adultos.
No novo texto publicado no nosso Blog, com auxílio de duas nutricionistas, falamos sobre a ingestão da proteína em vários momentos do dia, inclusive Pré, Intra e Pós-Treino
Acesse o link da nossa Bio para acompanhar as novas publica√ß√Ķes do Blog

Muitos atletas tem d√ļvidas do que fazer no dia da competi√ß√£o, ent√£o, no √ļltimo texto da nossa sequ√™ncia sobre como correr em subidas, falamos sobre o que fazer na hora de competir.

Chegou o dia da prova. O que fazer?

Todos os finais de semana, milh√Ķes de atletas pelo Brasil e pelo Mundo se desafiam em Corridas de Rua, Trail Run, Caminhadas e etc.
Em textos anteriores, falamos sobre a dificuldade dos Corredores ao encontrarem uma subida na prova. Por isso no texto de hoje falaremos sobre o Dia da Prova.

Antes de tudo √© importante salientar que para competir bem, voc√™ precisa estar bem descansado, de nada adiantar√° voc√™ se dedicar durante longas semanas e meses para competir, se deixar para estragar tudo no √ļltimo dia, certo?

Ent√£o o ponto mais importante: Programe-se!

O maior erro dos atletas é testar coisas novas no dia da prova, roupas, tênis, suplementos, alimentação, etc. Se nós podemos falar alguma coisa, é NÃO TESTE.

O dia da prova é para você simplesmente competir, nada mais, é para dar o seu melhor utilizando tudo o que você aprendeu nos treinos. Se você chegar com alguma coisa nova que seu corpo não está acostumado, normalmente ele não irá reagir da melhor maneira e isso vai te prejudicar.

Mas para ter acesso ao texto completo com todas as dicas, entra no Blog da X-Training Brasil, com o link que est√° na nossa bio do Insta.

Abraços Família X-Training, nos encontramos no topo do pódio!

Como treinar para enfrentar as subidas na prova

Barreiras Mentais ao se deparar com subida na corrida de rua

Chegou a hora de competir. Você já aprendeu como subir melhor, aplicou os ensinamentos em seus treinos e sentiu uma evolução inexplicável. Mas agora vem a pior parte: o psicológico. Por isso vamos explicar para você algumas Barreiras Mentais ao enfrentar uma prova de subida

De uma forma bem simples de apresentar, iremos fazer o ‚ÄúTri√Ęngulo Mental da Subida‚ÄĚ. Ent√£o para isso imagine um tri√Ęngulo, com suas tr√™s pontas.

No ponto superior imagine a frase: ‚ÄúO medo da subida‚ÄĚ
No ponto inferior direito, imagine ‚ÄúN√£o treina subida‚ÄĚ
No ponto inferior esquerdo, imagine ‚ÄúSofre muito na prova‚ÄĚ

Agora encaixe esses tr√™s pontos o tri√Ęngulo e perceba como eles est√£o interligados, como um ciclo sem fim

Voc√™ sabe como fazer para quebrar esse tri√Ęngulo?
No nosso √ļltimo post do blog, falamos sobre isso, clica e vem ver!

Qual é o melhor treino para subidas

Como treinar para subir melhor na prova

Al√©m da Corrida de Rua, as provas de Trail Run no Brasil tamb√©m crescem cada dia mais. E como muitas pessoas nos perguntam sobre ‚ÄúComo Treinar para melhor subir na prova‚ÄĚ, o Texto de hoje ser√° especialmente para isso

Antes de falar sobre a especificidade do Treinamento, vamos falar sobre os ganhos que o Treinamento em Subidas oferecem para o nosso corpo. Nesse post vou mostrar três para vocês:

Ganhos Biomec√Ęnicos
Ganhos Fisiológicos
Ganhos Psicológicos

Quando falamos de treinamentos de subidas, eles devem ser anexados progressivamente em sua rotina para que haja uma adaptação progressiva ao estímulo novo apresentado. As primeiras semanas devem ocorrer apenas com rodagem (corrida mais leve e ritmada) e sem muita velocidade.
Para melhorar o desempenho na hora de correr na subida, incline levemente o corpo para frente, assim você desloca o centro gravitacional do corpo e faz com que a gravidade auxilie a sua movimentação. Dê passadas curtas e mantenha a coluna sempre ereta, para não sobrecarregá-la. Dependendo do grau de inclinação, talvez seja necessário correr na ponta dos pés. Uma boa dica é evitar olhar para os seus pés, mantendo a área cervical (do pescoço) sempre estendida.
Levando em consideração a sobrecarga já falada, é recomendável que ao realizar uma subida, desenvolva seu ritmo de forma mais lenta do que o normal, assim, você dá tempo ao seu corpo para remover as toxinas geradas nas subidas, possibilitando uma chegada mais tranquila ao fim da prova.