fbpx

Corrida: A Importância do Treino de Potência.

Dentro do ambiente da corrida, temos alguns paradigmas o treino de potência muscular para corredores de média e longa distâncias. Geralmente os praticantes procuram focar no volume de treinamento, esquecendo que a força/velocidade é fundamental para um bom desempenho nas pistas. Aliás, posso afirmar, é indispensável para você corredor que queira ter um resultado mais expressivo e uma segurança dentro da prática da corrida.

Treinos de alto rendimento

Dentro do cenário do alto rendimento é comum treinos de potência para atletas de média e longa distâncias. Em uma preparação para maratona é realizado trabalhos específicos para ganho de capacidade neural e aumento de potência absoluta, principalmente em fase final de preparação (período competitivo). Antes disso, os atletas realizam trabalhos auxiliares para possibilitar uma melhor eficiência para o período de trabalho específico.

Treino de potência, como trabalhar?

Existe diversas formas de trabalhar potência, elas variam de acordo com o objetivo específico de cada atleta. Ou seja, trabalhos de potência para atletas que praticam corrida se diferem dos trabalhos de potência para atletas de ciclismo (princípio da especificidade).

A melhora está atrelada a especificidade de cada esporte praticado. Para Um ganho de potência na prática da corrida é necessária realizar uma avaliação biomecânica, através dela, montar um trabalho específico, respeitando os princípios do trabalho de potência (Força/Velocidade).

Sessão de treino de potência

Para uma sessão de treinamento de potência é fundamental que o estímulo total previsto seja fracionado em séries da maneira adequada, ou seja, com o número ideal de repetições.

X-Training Brasil / App de corrida - Treino de potência
X-Training Brasil / App de corrida – Treino de potência

Dessa forma, se atinge um objetivo do treinamento de potência, que é expor à elevada tensão mecânica os grupos musculares envolvidos, em elevada velocidade de contração, pelo maior tempo possível.

Claro, o acompanhamento específico é fundamental. O aplicativo da X-Training Brasil, têm algumas opções bacanas, inclusive a de contratar um treinador exclusivo e nutricionista, para auxiliar na jornada de treinamento.

Com o ganho de potência, o praticante terá benefícios evidentes , como por exemplo;  ganho de amplitude de passada, que agregará na sua técnica de corrida, melhor disposição para a prática de atividades físicas e, por último e não menos importante, prevenção de lesões.

Portanto, você praticante de corridas de longa e média distância, fique esperto e comece a fazer um trabalho direcionado para o ganho de potência muscular.

Lembre, SEMPRE o mais rápido vencerá!

Não esqueça de deixar um comentário e seguir nossas redes sociais; FacebookInstagram

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Treino de corrida

A tecnologia chegou até você. Venha fazer parte do aplicativo feito para o corredor
[instagram-feed]

Inicie agora

aplicativo feito para você

Um ecossistema completo! Treinos personalizados, calendário de competições e muito mais