Treinamento na altitude: benefícios para o corredor

Há quem gosta de passear nas alturas das serras, para curtir um friozinho e tomar um chocolate quente ao lado da família em grande altitude, há quem goste de fazer tudo isso, mas guarda um espaço da mala para levar sua farda de treinamento e aproveita o momento para realizar aquele “treininho”. Sim corredores, isso é uma realidade no nosso mundo, nunca perdemos uma boa oportunidade de unir o lazer com alguns bons treinamentos.

Hoje vamos subir as montanhas e juntos entender quais são os benefícios do treinamento na altitude.

Treino em altitude
Treino em altitude – X-Training Brasil

Treino em altitudes elevadas

Na busca por melhores resultados atléticos, diversos corredores utilizam treinamentos de altitude como estratégia para alcançar o pico de sua performance. Passam, durante semanas treinando em alturas que chegam a mais de dois mil metros, em buscar de um aumento de condicionamento, para uma possível melhora de seu desempenho na competições de pistas e ruas.

Diversas pesquisas têm sido feitas sobre treinamentos em altimetrias elevadas. Sabe-se hoje, que o organismo humano necessita do oxigênio para suprir suas necessidades energéticas. Para que isso ocorra, o organismo deve captar, transportar, utilizar o oxigênio (para formar ATP) e depois de tantas reações, eliminar seus resíduos.

À medida que uma pessoa sobe para uma altitude maior que 1500 metros, a Pressão de oxigênio começa a diminuir. Em função disso há uma queda na PO2 alveolar, consequentemente, a combinação (saturação) do oxigênio com a hemoglobina também cai.

Com a diminuição na Po2 e do transporte de oxigênio, ocorrem alterações nas condições de desempenho físico, forçando o organismo a realizar adaptações para criar um Rapport com o ambiente externo. Ou seja, criar uma ligação de empatia, para diminuir a resistência e melhorar a comunicação entre as partes.

Com a adaptação, acontece uma melhora das capacidades gerais, melhorando a produção e consumo de energia, aliviando a tensão e sobrecarga basal de seu organismo. Contudo, algumas alterações devem ser deixadas claras, para melhorar nosso entendimento:

Alterações fisiológicas da altimetria elevada

  • Alterações Hematológicas – Para compensar a falta de oxigênio o corpo realiza uma “desidratação”. Ou seja, realiza uma distribuição hídrica adequada para o momento, desviando o plasma sanguíneo em direção aos espaços intra e extracelulares, tornando o sangue mais concentrado. Além desse agrupamento, o corpo humano também começa a produzir mais hemácias, e consequentemente, mais hemoglobina. Isso ocorre pelo aumento da produção de eritropoietina (EPO) pelos rins.

Uma pessoa residente dos Andes possui até 38% mais hemácias do que um residente ao nível do mar.

Vale lembrar que o nível do hematócrito não aumentará ilimitadamente. Isso poderia causar uma viscosidade exagerada do sangue, dificultando a circulação e o transporte de O2. Com isso, as proporções do conteúdo sanguíneo se alteram, havendo um aumento na porcentagem de hemácias e uma diminuição na proporção de plasma.

  • Adaptações Celulares: Seguindo a linha do Rapport, o corpo, evidencia uma maior concentração de capilares, mitocôndrias e enzimas do ciclo de Krebs (processo de reações químicas que ocorrem dentro da célula). Essas alterações modificam consideravelmente a eficiência de captação e transporte de O2 para os músculos. Além das modificações celulares, acontece um importante aumento no conteúdo da mioglobina, favorecendo uma maior quantidade de armazenamento de O2, tornando-a um mecanismo fácil e rápido para a obtenção de energia em situações de necessidade.
  • Alterações no Peso e na Composição Corporal: Com a exposição prolongada a uma grande altitude acontece uma perda considerável de peso corporal e no percentual de gordura. Segundo, MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998, a magnitude da redução ponderal está relacionada diretamente à elevação terrestre.

Para explicar as citações, os autores recorrem a três motivos:

  1. Primeiro seria uma ingestão energética diária reduzida.
  2. A segunda, que poderia responder o motivo anterior, envolve uma menor eficiência na absorção intestinal.
  3. E a terceira, é que pode-se observar um aumento na taxa metabólica basal em pessoas expostas à altitude.

Depois dessa informação, aposto que tem muita mulherada repensando onde irá passar suas férias com a família (risos). Mas nem tudo é rosa. A altitude pode trazer todos esses benefícios citados até o momento, entretanto devemos ter consciência de alguns perigos que a mesmo nos proporciona (assunto para nosso próximo post).

CONCLUSÃO

O treinamento em altitudes elevadas podem trazer benefícios consideráveis para a melhora do condicionamento do corredor. Portanto, se você corredor que tem viagem marcada para lugares que possuem uma altura acima de 1500 metros, considerem a ideia de levarem seus matérias de treinos, pois você terá uma grande oportunidade de turbinar seus resultados e surpreender seus colegas na sua volta. Uma excelente semana e bons treinos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Vamos iniciar!

Seja sua melhor versão
de você mesmo

Aplicativo feito para corredores.

Baixe nosso aplicativo e faça parte da família X-Training Brasil.