foods that help you bulk up vqp3 - Você sabe qual a importância da nutrição para a performance esportiva e na saúde do corredor?

Você sabe qual a importância da nutrição para a performance esportiva e na saúde do corredor?

A evolução da corrida, bem como seus métodos de treinamento, é constante. Com o passar dos anos, diversos pesquisadores e profissionais do treinamento esportivo, procuram estudar meios para otimizar a performance do corredor.  Entretanto, a evolução não se dá apenas por meios de treinamento, há um fator que vem ganhando muita evidência no meio da corrida; a nutrição esportiva. 

A importância da nutrição para a performance esportiva.

O Nutricionista avalia e calcula as necessidades nutricionais do esportista nos treinos e no dia da prova. Para isso, conta com aspectos que influenciam a performance e as necessidades do indivíduo. Denominados como Aspectos do ambiente e Aspectos individuais.

Aspectos do ambiente: umidade, temperatura, percurso e altitude. Aspectos individuais: transpiração, tempo total de percurso, modalidade da corrida, metas, pontos fracos, fortes e possíveis sintomas, dor, fadiga excessiva, funcionamento intestinal, entre outros.

foods that help you bulk up vqp3 - Você sabe qual a importância da nutrição para a performance esportiva e na saúde do corredor?

Nesse contexto, a hidratação e os nutrientes devem ser analisados e equilibrados para a melhora da performance e o cuidado com a saúde do praticante.

É essencial iniciar a prática, hidratado e manter-se assim durante todo o trajeto. A partir dos 60 minutos, é necessária a introdução de carboidratos para a manutenção de energia durante o treino ou prova. Isso deve ocorrer de hora em hora e a quantidade consumida varia de pessoa para pessoa, durante o treino ou prova.

Além disso, o “estoque” de carboidrato (glicogênio) deve estar cheio pré-exercício. Este macronutriente possui a mesma importância na recuperação do glicogênio no pós-treino. Outro macronutriente importante a ser citado, é a proteína, para a prevenção de lesão, perda de massa magra e recuperação muscular, pós-exercício.

Por fim, os lipídios (gordura) atuam na imunidade e no bom funcionamento geral do organismo, em conjunto com alguns micronutrientes (vitaminas e minerais).

Aqui, citamos apenas os principais pontos a serem levados em conta para a nutrição em benefício da corrida e esporte, auxiliando a performance e qualidade de vida. Em breve, falaremos afundo sobre as recomendações de cada um, hidratação e suplementação específica para a corrida.

Esperamos que gostem!

Por, Esther Bevilacqua

Planilhas de treinamento de corrida

Melhore seus resultados com nosso programa de coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Olá, Podemos te ajudar?
Powered by