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Skipping baixo: Exercício para melhorar sua corrida

Antes de explicar o educativo que será abordado neste post, quero que imagine você, com o mesmo esforço, correndo suas melhores marcas, imagine suas lesões sumindo, imagine você melhorando consideravelmente sua performance ao ponto de concretizar metas que você nunca imaginou alcançar!

Essa é a vontade de todos os corredores, no entanto, não é algo que acontece. 

Todos nós desejamos ter um desempenho melhor a cada corrida, todos nós desejamos completar uma distância que ainda não foi alcançada, todos nós desejamos correr mais rápido e com segurança!

Levando isso em consideração, dou sequência em nossa série de posts.

Trago alguns dos melhores educativos de corrida, exercícios que poderão auxiliar no aumento de sua eficiência , diminuir a incidência de lesões e ajudar você a aumentar sua performance.

Skipping baixo

Com finalidade de passar um conteúdo de alto rendimento, iniciei uma série que trará alguns dos exercícios feitos por atletas profissionais.  No entanto, os exercícios que serão postados ao longo da série, terão como objetivo a melhora individual do seu desempenho como atleta amador.

Skipping baixo

Com a finalidade de melhorar sua técnica, iniciamos a explicação do segundo educativo de corrida. Skipping baixo foi uma solução criada para a melhora da coordenação e otimização biomecânica da corrida. Com efeito contrario do Skipping alto, esse educativo tem como característica uma baixa elevação do joelho, com uma angulação de aproximadamente 45 graus, pés ativados, corpo alinhado e uma pisada em baixo do centro gravitacional do corpo.

Quem pode realizar?

Muitos treinadores de alto rendimento consideram esse educativo uma adaptação do Skipping alto. Ele é um exercício perfeito para quem está iniciando na prática da corrida, pois trabalha a coordenação entre membros inferiores e superiores, promovendo uma melhora considerável e com maior segurança, pois a baixa elevação do joelho propicia uma menor incidência de sobrecarga articular. Ele, além de ser um exercício coordenativo, pode melhorar consideravelmente a velocidade de sinapse neural (velocidade de reação).

Ou seja, é um exercício que melhora consideravelmente a velocidade de transição entre uma pisada e outra, servindo atletas de alto rendimento e atletas amadores que buscam esse objetivo.

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Quando realizar?

O skipping baixo pode ser realizado para diferentes finalidades, em diferentes momentos de sua preparação. Alguns momentos indicados para sua execução são:

Período de base: Esse educativo é muito utilizado no período de base, com a finalidade de melhora da coordenação e otimização da biomecânica da corrida. Algumas variações podem ser realizadas na sua execução. Exemplo de variação é realizar  o educativo com elásticos ou em subidas. Essas variações podem ser soluções para o aumento de sobrecarga.

Período específico: A execução no período específico tem como finalidade corrigir a biomecânica de corrida. Geralmente é usado em blocos de treinos, onde o foco é a correção da técnica. Esses blocos de treino têm como característica uma transferência ao final de cada bloco de execução.

Antes de provas: Geralmente utilizado para realização de aquecimento. Serve para maior recrutamento de fibras, aumentando a performance para a prova.

Por, Marcelo Scolari

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