saude cerebro - Psicologia Esportiva

Psicologia Esportiva

Psicologia Esportiva

Psicologia Esportiva - Apresentação e sua importância para a corrida

A psicologia esportiva é uma ciência que trás grandes avanços, considerada a nova ciência do treinamento esportivo. Tem prestado uma importante contribuição para a performance dos corredores. Ela está presente tanto no alto rendimento, quanto no meio amador. 
Pensando nisso a X-Training Brasil trás uma grande novidade. Uma super especialista na área irá trazer um conteúdo rico em conhecimento para a nossa família.

Snapseed - Psicologia Esportiva
Anna Vitória Renaux

Me chamo Anna Vitoria, sou psicóloga esportiva e corredora rumo à 1ª meia maratona. Sou formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo e mestre em ciências da saúde também pela Unifesp.

No início da graduação, conheci a psicologia esportiva, área que se propõem a investigar como os aspectos psicológicos influenciam no desempenho esportivo e também os impactos do esporte na saúde mental de um indivíduo.

 

 

Além disso, a psicologia esportiva enfatiza o esporte enquanto meio capaz de promover saúde e qualidade de vida (sabemos que no alto rendimento a história é outra, já que lesões, frustrações e privações são bem comuns).

Através do esporte é possível desenvolver uma série de habilidades psicológicas importantes para o desempenho esportivo e também para a vida: estabelecimento de metas, estratégias para automotivação, controle da atenção, manejo de emoções desagradáveis (frustrações, medos, expectativas, ansiedade), mudança de hábitos e muitas outras.

E digo habilidade mesmo. Isso tudo que citei não são características imutáveis de personalidade. Então você não é um corredor desconcentrado, mas talvez esteja com dificuldade em se concentrar nos treinos. Reconhecer que essa dificuldade é um estado transitório e passível de mudança já é um primeiro passo para você adotar novos comportamentos.

Espero que esta breve apresentação tenha despertado seu interesse em conhecer mais sobre psicologia esportiva na corrida. A cada 15 dias estarei aqui com muitas reflexões para evoluirmos no esporte e na vida.

Até breve,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *