1 rio de janeiro - Provas que você não pode deixar de correr

Provas que você não pode deixar de correr

Quem nunca teve dúvida ao organizar um calendário de provas para o ano? Sim, isso é comum para todos os corredores de rua. Dentre tantas provas escolher apenas algumas é uma tarefa difícil. Levando em consideração essa dificuldade selecionei  cinco provas que vou titular como “ As 5 melhores provas de corrida do Brasil. Para realizar essa seleção levei em consideração alguns fatores fundamentais, como: Trajeto, local, logística para retirada de kit e o ambiente criado pelos organizadores.

5º Volta da Pampulha

Local: Belo Horizonte
Distância: 17,8km
Concluintes: 13mil
Quando: Dezembro
Site oficial

A Volta Internacional da Pampulha é uma das maiores provas do calendário de corrida do Brasil. Com 17.800 metros planos, todos os atletas podem abusar de boas marcas. Ela acontece todo ano em Belo Horizonte, (MG), desde 1999. O nome foi dado devido ao percurso da prova, que tem como trajeto o contorno da Lagoa da Pampulha.

euatleta volta da pampulha hidratacao - Provas que você não pode deixar de correr

Curiosidade: Em 2012 a prova foi disputada no sentido anti-horário e teve o seu local de largada e chegada alterado, passando da praça Alberto Dalva Simão para a Avenida Coronel Oscar Paschoal, em frente ao estádio Mineirão. Com a mudança, a distância do trajeto passou de 17.800 para 18.650 metros, mas em 2013 a largada volta ou para a tradicional Praça Alberto Dalva Simão, em frente à imagem de Iemanjá. Desta forma o trajeto voltou a ter a distância de 17800m.

4º Maratona Internacional de Porto Alegre

Local: Porto alegre – RS 
Distância: 42,195km
Concluintes: 10mil
Quando: Junho

percursopoa maratona 2013 - Provas que você não pode deixar de correr

Está entre as maiores maratonas do Brasil, considerada a mais veloz  entre as grandes do País. Caracteriza-se por te um terreno plano e uma temperatura baixa, típica do frio porto-alegrense. Isso a torna uma prova chave para os atletas que tentam se classificar para a Maratona de Boston. Usam o evento para buscar a marca necessário. O clima da capital gaúcha e a altimetria são fatores importantes para essa prova estar na lista das melhores provas do Brasil.

3º São Silvestre

Local: São Paulo
Distância: 15km
Concluintes: 25mil
Quando: Dezembro
Site oficial

Essa não poderia ficar de fora, a prova mais conhecida do Brasil, Corrida Internacional de São Silvestre. Realizada anualmente na cidade de São Paulo, Brasil, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre. A corrida, a mais famosa e tradicional do Brasil e a da América do Sul, tem um percurso atual de 15 km pelo centro de São Paulo e é uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres. Entre 1925, ano de sua criação e 1944, foi disputada apenas por corredores brasileiros.

Curiosidade: O maior vencedor  e também recordista  da prova é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, que com seis vitórias consecutivas nos anos 1980 é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias.

2º Maratona Internacional de Florianópolis

Local: Florianópolis – SC
Distância: 42,195km
Concluintes: 12mil
Quando: Agosto
Site oficial

Considerada uma das provas mais belas do país a Maratona Internacional de Floripa carrega como slogan: “Fria como Chicago, rápida como Berlim e linda como Floripa”.

42k de floripa abre inscricoes para 2019 com preco promocional ativo - Provas que você não pode deixar de correr

Como representado acima, é uma prova chave para atletas que buscam uma marca expressiva dentro da distância. Com um percurso plano, temperatura agradável e uma paisagem de dar inveja para os “gringos” ela vem, a cada ano que passa, tomando maior notoriedade no calendário internacional. 

Curiosidade: Em 2018 foi considerada a maratona mais rápida do Brasil, pela revista Contra Relógio. Com visual incrível das avenidas Beiramar Norte e Via Expressa Sul, já é destaque no calendário nacional de corridas. Também é classificatória para a Boston Marathon de 2020.

1º Maratona do Rio de Janeiro

Local: Rio de Janeiro – RJ
Distância: 42,195km
Concluintes: 12mil
Quando: junho
Site oficial

Considerada para muitos a mais bela prova do território brasileiro, a Maratona Internacional do Rio de Janeiro tem sofrido uma evolução extraordinária aos longos dos seus 15 anos de existência. Em 2003, ano de seu lançamento, o evento contou com 3.000 atletas. Em 2018, temos 38.000 inscritos nas 4 modalidades da prova. Isso se deve ao seu potencial de encantamento. Todos que participam querem voltar e levar seus amigos e familiares para compartilhar as belezas do trajeto totalitariamente plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *