mindset 3536805 - Mindfulness na corrida

Mindfulness na corrida

Uma nova palavra tem circulado por aí e você já deve ter ouvido falar sobre minfulness. Mas afinal, o que isso significa? A forma traduzida para o português e mais comumente usada é “atenção plena”. Na prática, é colocar sua atenção totalmente naquilo que está fazendo. Quantas vezes não escovamos os dentes, lavamos a louça ou até produzimos um relatório do trabalho com a cabeça em outro lugar? Pois é, a dinâmica da vida moderna tem feito ficarmos cada vez mais desatentos e produzirmos ações automatizadas, fazendo com que focar na atenção não seja uma tarefa fácil.

Podemos dizer que o mindfulness é um processo de auto regulação da atenção com a intenção de trazer uma qualidade da consciência ao momento presente. Não se trata de esvaziar a mente e não pensar nada, e sim, focar no “aqui e agora” sem se preocupar com o passado ou com o futuro. Através do treinamento de minfulness, conseguimos perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Assim, aprendemos a regular nossas emoções, podendo mudar a forma de reação a determinadas situações causadoras de estresse.

mindfulness

Mas o que isso tem a ver com o esporte?

O método mindfulness não foi criado com o intuito na performance esportiva, porém tem se utilizado dessa ferramenta para alcançar melhores resultados em diversas modalidades esportivas. Isso se dá pelo fato de se conseguir aumentar o foco e motivação durante a realização do exercício, além de conectar mente e corpo para a realização da prática.

E como isso pode ser utilizado durante a corrida?

Ficar pensando nos seus problemas ou tarefas que precisam ser feitas durante a prática da corrida pode não ser uma boa estratégia para o desempenho. Isso só tira a concentração durante a corrida, podendo te deixar ainda mais estressado e acabar sendo uma atividade que não lhe gere prazer. Aqui vão algumas dicas para lhe ajudar a focar no “aqui e agora” durante a corrida:

  1. Foque no corpo: Concentre-se nas sensações produzidas por seu corpo durante a corrida. Observe a forma como seu pé entra em contato com solo, quais partes da sola tocam primeiro chão e a forma como seus braços se movimentam, indo para frente e para trás. Sinta como seus músculos se contraem e trabalham para que você realize o movimento. Observe sua respiração e como ela acompanha o ritmo de sua passada, sinta o contato do vento com o seu corpo. Ficar atento a esses detalhes, te ajuda inclusive a melhorar a mecânica de sua corrida.
  2. Conte os passos: uma forma para te ajudar a se concentrar no seu movimento é acompanhar as vezes em que seu pé toca o chão. Conte até vinte e depois recomece de novo. Caso os pensamentos viagem para o outro lugar, não tem problema, tome consciência disso e retome a contagem.
  3. Desconecte-se: A tecnologia é uma grande aliada para a prática esportiva. Os acessórios tecnológicos nos ajudam e acompanham nossos resultados durante o exercício. Porém, muitas vezes focar neles acaba nos distraindo e não deixa nos conectarmos com o movimento e a atividade que está sendo feita. Tente correr sem fones de ouvido, sem celular ou relógio que monitora frequência cardíaca, sono e passos. Foque somente em seu corpo e desfrute do momento e das sensações que a corrida produz em você.

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