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Importância do fortalecimento para corredores

É muito comum para alguns corredores o desconforto ao entrar em uma sala de musculação e executar um treinamento resistido, ou até mesmo encarar treinos de fortalecimento com o peso corporal. Ficar em um ambiente fechado, para quem tem o costume de estar em ambientes abertos, pode ser uma tortura psicológica. Mas como todos sabem, para ter uma evolução segura, precisamos realizar o que gostamos e o que não gostamos.

Acredito que está no conhecimento de todos que o reforço muscular tem um papel fundamental na estruturação de um treinamento de corrida. O reforço muscular é uma prática que deve ser intercalada aos treinos de corrida. E nesse artigo explicarei o porquê!

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Durante o passar dos anos o nosso corpo tende a sofrer perdas em dois pontos principais: Força e amplitude articular (flexibilidade).

O ganho de amplitude articular pode ser mantido ou aumentado com sessões de alongamentos ao fim dos treinos, com aulas de RPG, Pilates ou Yoga. Entretanto o fortalecimento, como fica? Pois bem, a corrida é uma sucessão de saltos horizontais que transmitem uma sobrecarga de três vezes o peso corporal em cima de suas articulações. Acredito que, ao sabermos sobre isso, já é justificável a importância do trabalho de fortalecimento para corredores.

O fortalecimento tem varias funções para um corredor, além de dar maior segurança nos períodos de treinamento, permite o aumento da performance da prática da corrida. Ele, junto aos educativos, pode auxiliar na sua postura, aprimorando ainda mais sua técnica de corrida.

DICAS DE EXERCÍCIOS

Alguns exercícios são mais específicos para quem pratica corrida. Pois além de obter as vantagens que o aprimoramento muscular traz aos corredores, o ponto alto é trabalhar para que se possa adquirir corretamente uma ampliação do sistema locomotor.

Com este foco, a recomendação está na prática de exercícios multiarticulares, ou seja, exercícios que trabalham mais de um grupo de músculos e articulações ao mesmo tempo. Para quem corre este tipo de treino é o ideal, já que o objetivo é a melhora muscular geral e não a hipertrofia de músculos específicos.

E aqui indicaremos os mais recomendados para corredores:

FREQUÊNCIA DE TREINOS

Lembrando que não existe uma fórmula mágica para o sucesso, isso é apenas uma recomendação de exercícios que podem auxiliar no seu desenvolvimento como atleta amador. A recomendação para atletas mais experientes é, ao menos, uma realização por semana. Já para atletas iniciantes na prática da corrida, recomenda-se  três sessões de fortalecimento por semana.

Por, Marcelo Scolari

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