mulher capa corrida - Estabelecendo metas na corrida: Dificuldades e atalhos.

Estabelecendo metas na corrida: Dificuldades e atalhos.

O estabelecimento de metas é uma estratégia frequentemente adotada por aqueles que querem mudança, que seja ir do ponto A ao B, dos 80kg para os 75kg ou dos 10 km para a primeira meia maratona. Em diversos âmbitos da vida, como no esportivo e no profissional, essa estratégia está muito relacionada à melhora do desempenho e também à manutenção da motivação (como falamos no texto passado!) para continuarmos em busca da nossa grande meta. Porém, erros não são incomuns na delimitação de metas, e pensando nisso, nesse texto iremos refletir sobre alguns deslizes comuns desse processo e dicas valiosas para melhorar seu estabelecimento de metas na corrida!

Porque é tão difícil atingir uma meta?

Um erro bem comum é estabelecer metas subjetivas, e não objetivas. Metas subjetivas são pouco mensuráveis e muito vagas. Demonstram alguma intenção de mudança, mas não nos indicam os passos que devem ser tomados em direção à meta. Vamos ao exemplo: “Minha meta para o próximo mês é correr mais”. 

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Vejam só, essa meta não nos descreve nosso ponto de partida e nosso ponto de chegada, tampouco nos mostra as ações que devemos tomar para atingir a meta. Quantas vezes na semana? Por quanto tempo? De manhã ou de noite? Aonde? Algum profissional vai me orientar? Agora reformulando o exemplo: “A partir da semana que vem, passarei a correr 3 vezes na semana, e não apenas duas. Vou realizar meus treinos, que serão orientados por uma profissional, na academia e antes do trabalho”. Pronto, com esse exercício já conseguimos sair de uma meta subjetiva e generalista para uma meta bem objetiva.

Em segundo lugar, outro deslize frequente é o estabelecimento de metas irreais, ou seja, metas muito difíceis para determinado ponto de partida. Exemplo: correr 42 km no mês que vem, sendo que fiz minha primeira prova de 10km no mês passado. 

Metas desajustadas, tanto quanto ao grau de dificuldade como em relação ao tempo para a realização, podem causar frustração, já que não conseguimos alcançar algo desejado. Frustrações acontecem, isso é fato, mas devemos nos atentar ao nível de motivação. Em sucessivas frustrações, é possível que o nível de motivação para a mudança diminua e as metas sejam esquecidas.

Então como estabelecer metas de maneira eficiente?

  • Crie metas observáveis, realistas e mensuráveis, ou seja, traduza sua meta para comportamentos que você possa ver e medir. Como no exemplo apresentado, é muito mais facil saber se atingi a meta de “correr 3x na semana” do que “correr mais”.
  • Estipule um tempo para o alcance da meta.
  • Regule o grau de dificuldade da meta. Use metas desafiadoras, mas realistas. Metas fáceis nos deixam na zona de conforto e metas irreais frustram demais.
  • Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Se sua grande é meta é realizar uma meia maratona em novembro, fragmente essa meta em pequenas metas mês à mês, semana à semana.
  • Escreva suas metas e monitore seu progresso. Essa atitude pode te ajudar a identificar falhas, avanços e te mantém motivado.
  • Entenda bem os motivos da sua meta. Lembra da motivação que conversamos no último texto? Essas metas são suas ou são de outras pessoas? Se não fizer sentido para você, pode ser que seja difícil de se comprometer com ela.

Conclusão

O estabelecimento de metas é uma estratégia bem trabalhosa e cheia de detalhes, mas indispensável na preparação psicológica de atletas, e não é a toa que costuma ser um dos primeiros passos do trabalho. Resumindo, como vimos nesse texto, com o delineamento de metas é possível identificar: o desempenho atual, o desempenho desejado e as ações que devem ser tomadas. Quando bem aliado à rotina de treinamento, é possível que atinja as primeiras metas de curto prazo e sinta boa influência na motivação e autoconfiança, afinal, você será o responsável pelo seu processo de mudança e alcance de metas.

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