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Entenda a importância do trabalho de base para a prevenção de lesão

A corrida de rua é um esporte extremamente motivador, a cada metro vencido é uma injeção de adrenalina e motivação. Os resultados dentro da prática, de madeira geral, são rápidos. Basta ter um tênis e um “dedo” de força de vontade e pronto, você está correndo.

Sim, a corrida é fácil, mas não é simples!

Ela, como qualquer esporte terrestre gera um grau de impacto, mais precisamente ao executá-la, gera uma sobrecarga de três vezes o peso do seu corpo. Isso já torna a prática um pouco mais complexa. Mas calme pessoal, a intensão não é assustar vocês e sim criar uma solução para termos maior segurança na prática do esporte.

Acredito que um dos receios de todo o corredor é o de se lesionar. Isso, porque a vontade de vencer, por muitas vezes, faz com que o atleta passe de alguns limites fisiológicos. O grande desafio e desejo dos corredores é aprimorar a sua resistência e correr cada vez mais rápido, sem que isso represente uma carga estressante ao ponto de gerar uma lesão que lhe impeça de concluir um percurso pretendido ou uma prova desejada.

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Pois bem, para que isso ocorra de maneira segura é preciso ter um treinamento estruturado, feito de maneira personalizada, respeitando cada período de forma disciplinada e individualizada. Um dos principais períodos do treinamento, que darão base para a sustentação de tudo que está por vir é o período de “BASE”. 

Esse período é definido, por muitos treinadores, primordial para ter uma boa temporada. Muitos titulam ele como a fase mais importante de uma periodização de treinamento. 

Bom, mas vamos entender o que é o período de “base”?

Basicamente, é um período em que o atleta explora todas as capacidades físicas, com foco em força e trabalhos aeróbios. É um processo de ganho e reforço da estrutura fisiológica do atleta. Esse processo tem como principal objetivo fazer com que o atleta fique forte o suficiente para resistir o estresse do treinamento durante toda a periodização.

Vamos facilitar e usar um exemplo simples para todos entenderem:

Imaginamos que nosso organismo funciona como um grande prédio. Todos os grandes edifícios possuem uma grande e sólida estrutura de base para suportar todo o resto que está por vir. Da mesma maneira funciona nosso organismo. Para que possamos suportar grandes cargas de treinamento, devemos possuir uma grande e sólida estrutura inicial, com isso, podemos minimizar os riscos de “queda do edifício”.

Portanto atletas, é muito importante termos um trabalho muito fundamentado em início de temporada, pois será ele que sustentará o estresse que os treinamentos causam em seu organismo. Se realizar um bom período de base, respeitando cada processo de transição, possivelmente terá um ano cheio de alegria e muitas conquista. 

Bom grande abraço. 

Por, Marcelo Scolari.

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