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Corrida de rua e suas temidas subidas

Corrida de rua cresce a cada dia que passa. Todo fim de semana, milhares de atletas amadores vão para as ruas buscando vencer seus próprios desafios. Só no ano passado, segundo registro da Federação Paulista de Atletismo (FPA), foram realizados 469 eventos dessa natureza, com cerca de 820 mil inscritos. Isso no estado de São Paulo, se multiplicar esses números para o Brasil, facilmente chegaríamos a dados astronômicos.

 

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Dentre tantas corridas acontecendo, acredito que ao menos em uma, você passou por apuros em subida. Sim, elas são temidas, por atletas iniciantes ou com experiência. Isso porque, geralmente é nelas que ocorrem as reações mais severas do organismo. É considerado por muitos atletas o período com maior desconforto fisiológico e mental. 

Subidas são desafiadoras, na maior parte das vezes. Mas também pode ser um ponto estratégico, para você que quer ganhar algumas posições. Treinar e se preparar para vencê-las, é o melhor caminho e com certeza, trará muitos benefícios. Iremos mostrar três principais ganhos do treinamento de subidas.

  • Ganhos Biomecânicos: A postura que abordamos ao encararmos uma subida, em termos biomecânicos, é tendenciosa. Faz com que  nosso centro gravitacional seja projetado para frente, causando um leve desequilíbrio, favorecendo a propulsão. Além de, também, promover uma melhor entrada no solo. No plano, temos uma tendência de entrarmos com o calcanhar, já na subida, a abordagem se dá com o antepé .

  • Ganhos Fisiológicos: Em termos fisiológicos, nas subidas, temos uma nítida alteração da frequência cardíaca e respiratória, aumentando o Limiar Aeróbico, impactando positivamente em todo o sistema; diminuição da FC de repouso, aumento da capilarização sanguínea (facilidade em carrear oxigênio para os nossos músculos), entre muitos outros.
  • Ganhos Psicológicos: Obviamente, os treinamentos em subidas, são os treinamentos que exigem mais de cada indivíduo. Estudos mostram que os atletas sofrem uma sobrecarga fisiológica, promovendo um alto índice de desconforto. Esse índice, quando superado, faz nosso Limiar de Dor aumentar, possibilitando uma melhor performance nos desafios.

Conclusão

Os treinamentos de subidas são fundamentais em um programa de treinamento. Eles trarão benefícios que aumentarão sua competitividade, possibilitando uma maior performance de seu metabolismo.  Portanto temos que ter em mente que,subidas aparecerão no seu caminho e serão sempre temidas e desafiadoras. Mas abrace-as e conquiste-as. Use elas como uma grande oportunidade para conquistas maiores. 

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