Voltar a treinar depois das férias

COMO VOLTAR AOS TREINOS DEPOIS DAS FÉRIAS?

O ano começou e bateu aquele arrependimento ao deparar-se com alguns quilos a mais? Isso é mais normal do que você pode imaginar. As férias de fim de ano, universalmente tem sido a maior vilã, acabando, por muitas vezes, atrapalhando ou interrompendo cronogramas de treinamentos que se estendiam por meses. Mas fique tranquilo, nada está perdido. Deste post, ajudarei você a alcançar a rotina desejada de treinamentos, tendo consistência e segurança em seu retorno.

A volta aos treinos, normalmente tende a ser muito dolorida, isso deve-se a aspectos funcionais e psicológicos, normalmente desenvolvidos ao decorrer de semanas de inatividade desprendidas de uma rotina antes estabelecida. Para conseguirmos voltar a rotina de treinamento precisamos entender esses dois aspectos:

Funcionais: Quando digo de aspectos funcionais falo da funcionalidade da máquina humana, invariavelmente a falta de atividades periódicas acaba afetando aspectos fisiológicos e mecânicos de nosso corpo, causando uma maior dificuldade para a realizações de atividades antes realizadas.

Psicológicos: Em conjunto com as falhas funcionais vem os aspectos psicológicos, que podem ser causados por fatores estéticos e potencializados pela sensação de impotência, causada pela comparação de ações que antes eram simples e hoje ficaram complexas.

Voltar a treinar depois das férias

Agora que entendemos os fatores psicológicos e funcionais, vamos para a solução. Antes, é importante salientar que a dificuldade estará presente no reingresso, o objetivo deste conteúdo é fazer com que essa volta seja menos “dolorida”. Por isso, é importante entender que a volta é um processo e todo processo demanda um tempo de adaptação para que haja um resultado satisfatório.  Partindo deste pressuposto, descreverei um “caminho feliz” para uma volta menos dolorosa e mais segura.

  • Treinamento psicológico: segundo Becker (2002) o treino psicológico proporciona ao atleta a aprendizagem, manutenção e aperfeiçoamento psicofísico, ou seja, é o primeiro passo a ser estressado ao iniciar novamente uma rotina de treinamos. 
  • Dieta: o caminho mais rápido para seu retorno é entrar na dieta. Seu peso é um fator determinante para a sua performance e segurança, visto que, carregamos ao correr 3 vezes o peso corporal.
  • Esqueça o passado: os exercícios antes feitos não têm mais relevância para o que você pode fazer hoje. Um erro comum é pensar que a estrutura que você construiu ao decorrer de um longo processo de treinamento irá se manter após um intervalo de tempo. Saiba que o ganho exige muito trabalho e dedicação, mas a perda é um processo rápido e frio. É importante você iniciar com treinos de fortalecimentos e com volume reduzido, isso fará você diminuir as chances de quaisquer tipos de lesões por sobrecarga.

OBS: fortalecimento deve ser feito do centro para as extremidades, ou seja, comece fortalecendo seu core, para em seguido partir para fortalecimentos de extremidades.

  • Tenha progressividade: para evitar quaisquer tipos de frustração, inicie com treinos de baixa intensidade, aumentando o volume gradativamente, isso aumentará sua confiança e te trará uma melhora considerável na sua capacidade aeróbica (resistência).
  • Trabalhe intensidade por tempo: Após seguir os passos anteriores, chegou a hora de voltar com treinos mais intensos. Uma solução para que haja maior eficiência na volta é nortear os treinos por tempo, ou seja, realizar tiros com tempo de duração e não distâncias estabelecidas. Um exemplo é o Fartlek, treinamentos que fazem uma oscilação entre tiros fracos e intensos, causando um aumento de volume gradativo, norteado pelo processo de evolução, ou seja, quanto maior sua performance maior a distância percorrida.

Agora sim, acredito que ao seguir esse “caminho feliz” você terá maior tranquilidade para a volta de sua rotina de treinamento, conseguindo rapidamente ter a mesma performance antes alcançada, possibilitando voos ainda mais ambiciosos em sua periodização de treinamento, potencializando conquistas ainda maiores neste ano.

Planilhas de treinamento de corrida

Melhore seus resultados com nosso programa de coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Olá, Podemos te ajudar?
Powered by