Como retornar aos treinos após a Pandemia?

Como voltar aos treinos pos pandemia

Agora que os treinos estão retornando e as pessoas estão começando a sair de casa para correr, precisamos falar sobre um assunto muito importante: Como retornar aos treinos?

Infelizmente fomos impactado por uma pandemia de reflexos jamais vistos antes, causando, não apenas um transtorno biológico, mas impactando de maneira global a sociedade. Essa realidade fez com que pessoas do mundo inteiro mudassem suas rotinas antes estabelecidas, para seguir uma normativa rígida de combate ao COVID. Esse enfrentamento, fez com que rotinas mudassem, transferindo a preocupação, que antes era em manter o bem estar, para manter-se e preservar vidas.  Essa escolha, naturalmente, trouxe reflexos. Dentre eles, a inatividade. Fator que possibilitou a aparição de doenças e alguns quilinhos a mais. 

Sabendo disso, preparamos um texto que terá a finalidade de guiá-lo por uma volta segura e consistente

Mas antes, precisamos deixar claro uma coisa: Ninguém será o mesmo!

Como voltar aos treinos pos pandemia

Sim, simples e reto. Ninguém mais será o mesmo de antes, e isso é muito bom, significa que não estamos parados na mesmice, estamos evoluindo. Mas nada será igual, nem nós, nem as circunstâncias, nem a nossa realidade, nem nada. Então precisamos nos acostumar com mudanças, que serão cada vez mais comuns a partir de agora.

Agora vamos aos 3 pontos

Primeiro ponto para uma retomada segura

Corredor, você não vai voltar melhor que antes. E tá tudo bem, isso é normal da nossa fisiologia. Após tanto tempo parado, não tem como voltar no mesmo nível. Você bem sabe que para conquistar um bom pace ou um bom resultado são necessários meses e muitas sessões de treinamento, coisa que você não teve nesses últimos meses, ou se teve, não foi com tanta qualidade, sabemos disso. Então, acalme-se, o processo será duro, mas será constante. Você não é o mesmo que antes da quarentena, você é uma nova pessoa e o que importa é a sua evolução de agora.

Vamos para o ponto dois

A sua cobrança precisa ser com quem você é agora Não adianta você sair para rodar 10km com pace 5’00/km e se frustrar por não conseguir fazer, porque antes da quarentena você estava fazendo 10km com pace 4’50/km. Esqueça quem você era, aquela pessoa não existe mais. Agora temos um novo começo e a sua cobrança não deve ser com os tempos que você fazia antes da quarentena, isso não vale a pena para a sua saúde mental, você só vai se frustrar porque, obviamente, você não vai voltar igual.

Sabemos que os corredores gostam de se comparar, então se você quer se comparar com algo, compare-se com quem você foi ontem e tente ser melhor hoje. Seja melhor do que você foi ontem, não antes da quarentena.

E o ponto três para uma retomada segura

Trace metas realistas

Sim, ter metas “impossíveis” é muito bom para sonharmos alto, você não está errado em fazer isso. Mas aqui vamos falar sobre metas realistas. Você precisa traçar metas diárias e semanais simples e fáceis de serem concluídas, por exemplo: Seu treino de hoje é 10km em ritmo leve. Então qual vai ser sua meta realista de tempo ao final do treino?

Agora, a meta para a semana: você tem 6 sessões de treinos na semana, mas sempre costuma falhar 1 por problemas de horários e problemas do dia a dia. A sua meta é completar todos os treinos, para isso você vai ter que se dedicar de uma forma diferente, modificar horários, abdicar de alguma coisa. Essa é a sua meta e você precisa se dedicar a ela.

Mas o ponto mais importante dessa dica é: Se presenteie.

Sim, de uma recompensa para si mesmo após a meta ser concluída. Mas somente se ela for concluída, se ela não for você não se sentirá merecedor e não terá o mesmo gosto. Essa recompensa deve ser algo que você goste, um lugar que você goste de ir, uma roupa que você queria comprar, um episódio da série que você está assistindo. Qualquer coisa que você realmente goste.

Mas atenção, não é recomendado essa recompensa ser relacionado à comida, se não sempre que você completar uma meta você vai se deliciar em uma pizza e ai a Nutricionista não vai ficar tão feliz.

Esses são os 3 pontos que a X-Training Brasil separou especialmente para você que está retornando aos treinos agora. Estamos em uma realidade totalmente diferente e precisamos ter isso muito claro. Mas vamos comemorar por ao menos poder estar fazendo o que mais gostamos que é correr!

Aproveitem as dicas e bons treinos, Família X-Training!

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