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Como manter o ritmo na corrida?

Realizar uma boa distribuição de ritmo é umas das formas mais eficazes para conseguir um recorde pessoal. Atletas profissionais treinam diariamente, usando estratégias para manter o seu “pace” de forma consistente, sem variação, pois sabem que é uma dos segredos para melhorar seus resultados.

Quem nunca errou o ritmo de uma prova e se sentiu culpado ao final? Isso é muito comum no mundo da corrida de rua. Erramos pela empolgação, por ansiosidade, por medo, em fim… O erro faz parte de todo processo de treinamento de um atleta amador e profissional. Entretanto, temos formas para minimizá-lo e é sobre isso que irei falar hoje.

As vantagens de manter o ritmo

De forma geral, manter o pace durante todo o seu treino ou prova deixa a atividade toda mais saudável, diminuindo futuras lesão por mau distribuição e sobrecarga demasiada (causada pelo acumulo de estresse). Uma atividade mais contida e constante também permite controlar melhor seu desempenho ao longo do planejamento e consequentemente conhecer melhor os limites de seu corpo.

Qual o principal motivo que me faz errar o ritmo?

Como já dito, correr sem oscilação de ritmo é um desafio para todos, mas é fundamental para quem busca melhorar seus resultados.

Um dos fatores principais que fazem o atleta errar o ritmo é a empolgação da largada. Se deixar levar pelo calor do momento é um dos principais erros de quebra de ritmo dentro de uma prova ou treino.

Uma uma explicação para isso é o “efeito manada”.

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Para exemplificar esse efeito, quero deixar claro que nós, indiferente de nossas vontades, tendemos a seguir padrões estabelecidos pelo meio que vivemos.

Com certeza você já ouviu falar; “ você é uma média das 5 pessoas que você convive”.

Exatamente, nós somos reféns dos hábitos do nosso meio. Porém, isso não quer dizer que ao convivermos com camaradas que correm  3 por 1000, teremos os mesmo resultados. Apenas quero dizer que somos influenciados pelo meio. Isso justifica aquele “pace” errado no primeiro km de sua prova. Portanto, se fosse passar uma dica para você, falaria para não seguir a manada, mas sim, seguir o padrão que você vem realizando nos seus treinos.

Como faço para manter um pace consistente?

Para você manter um pace consistente, em primeiro momento, precisa ter um conhecimento de suas capacidades. A maneira mais fácil para conhecer seus limites é nos treinos. É o momento que permite você errar e neste caso o erro faz parte do ganho. Ao seguir o processo de treinamento, você irá adquirindo confiança e conhecimento de suas capacidades, isso fará você ter um maior controle de ritmo ao longo da sua jornada como corredor.

Outra solução para ajudar no controle e conhecimento de seu ritmo é ter um dispositivo que monitore a distância percorrida e o tempo que levou para percorre-lo, Ele ajudará você a controlar suas métricas de treinamento e competições, além de garantir um treino mais seguro e saudável.

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