Xtraining

Ao contrário do que muitos defendem, a corrida é muito mais que colocar um tênis e sair por aí. Envolve muito treinamento, acessórios adequados e, principalmente, uma técnica específica que não apenas previne lesões, mas é também fundamental para a aumentar a sua velocidade na corrida.

O movimento da corrida exige uma biomecânica que, quando executada corretamente, melhora a eficiência, diminuindo consideravelmente os desgastes dos músculos, articulações, evitando lesões e aumentando o seu rendimento, sem impactar em maior gasto de energia.

Algumas pesquisas de biomecânica indicam que, um corredor ao realizar uma prova de 10 km, chega a ter um desgaste 20% maior por conta de uma mecânica ineficiente. Ou seja, é evidente que a técnica é uma ferramenta efetiva no aumento de sua velocidade na corrida.

Xtraining

Quais técnicas devo realizar?

Existem uma infinidade de técnicas que podem auxiliar você na melhora de sua biomecânica. No entanto, para saber qual será mais eficiente é preciso entender qual é a sua necessidade. Ao saber, a execução deve ser a mais específica possível para que a correção seja efetiva e não ocorra nenhum problema de sobrecarga.  

QUANDO DEVO REALIZAR AS TÉCNICAS?​

Os exercícios de técnica devem ser realizados em todos os períodos de treinamento! Para explicar isso, vamos juntos entender como é dividido o processo de treinamento.

Em posts anteriores já foi citado que existem basicamente 3 período  que segmentam o processo de treinamento: período de base, específico e competitivo. Em todos os períodos a técnica deve ser praticado. No entanto, com objetivos diferentes. 

ENTENDA COMO EXECUTAR DE FORMA CORRETA as técnicas

  1. Período  Base: os exercício de técnica, além de trabalharem na melhora de coordenação, atual como ferramentas de fortalecimento específico. Eles devem ser realizados com cargas externas. Saiba mais com nossos treinadores X-Training Brasil.
  2. Período Específico: Nesta fase de treinamento, os exercícios têm uma função de ativação neural, com intenção de realizar trabalhos de transferência. Ou seja, ao realizar a técnica o atleta busca realizar uma corrida contínua para trazer respostas mais eficientes das técnicas executadas.
  3. Período Competitivo: os educativos neste período tem a finalidade de buscar a perfeição da biomecânica, para aumentar a capacidade de economia de energia na corrida. É comum a realização de sessões longas de correção. 

Para receber essa dicas, técnicas para melhorar a sua corrida e acompanhamento de um profissional, basta acessar nossa plataforma. Lá, você contará com diversas possibilidades para melhorar o seu desempenho.

 

Autor: Matheus Jordão

Assine nosso boletim informativo

Fique por dentro do mundo da corrida. Assine nosso boletim informativo e receba toda semana conteúdo em primeira mão.

Click e faça parte de nosso grupo no Telegram

Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAMÍLIA X-TRAINING

Conteúdo exclusivo toda semana