melhorar meu pace

7 AÇÕES QUE MELHORARÃO SEU PACE

O ambiente da corrida é indiscutivelmente agradável, com muita camaradagem e alegria. Entretanto, mesmo neste ambiente de tremenda cumplicidade, existe um “bucadinho” de competitividade. Em assessorias ou em rodas de conversas de corredores, há quem trate o “pace” como uma espécie de status, mesmo para quem não compactue com o mesmo pensamento é indiscutível que há, na grande maioria, uma admiração para os melhores paces.

Com isso em mente, trago sete ações que melhorarão seu pace dentro da corrida de rua.

7 ações que melhorarão seu pace

  • Tenha um objetivo claro: Ter um objetivo claro é fundamental para conquistar bons resultados em qualquer coisa que faça e não podia ser diferente para a corrida. As metas são importantes ferramentas para aqueles que querem mudanças, explica o excelente texto; “Estabelecendo metas na corrida: Dificuldades e atalhos”
  • Faça “aprontos”, simulando o ambiente do seu objetivo: Usado muito no alto rendimento, os aprontos são treinamentos muito específicos que buscam simular condições fisiológicas e ambientais da sua prova alvo. Lembrando que são treinamentos de alta intensidade e devem ser realizado em períodos específicos da sua periodização. Realizados de uma maneira correta, são ótimas ferramentas para conhecer melhor seus limites e estabelecer estratégias para o grande dia.
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  • Diminua a intensidade e volume dos treinos uma semana antes: Treinar forte na semana que antecede o evento pode ser um “tiro no pé”, pois poderá sobrecarregar o seu sistema fazendo com que chegue cansado no dia da prova. Diminuir a intensidade e volume dos treinamentos uma semana antes da prova é fundamental, quanto maior a qualidade da recuperação, conseguida pela boa alimentação e descanso, maior será a supercompensação, possibilitando assim uma potencialização de seus resultados, ampliando a possibilidade de uma melhora considerável de pace.
  • Não mude sua rotina: Mudar a rotina antes da prova pode gerar um novo processo de adaptação, abrindo chance de uma rejeição do seu organismo. Portanto, haja de forma natural antes da prova, mantendo seus hábitos alimentares, seguindo uma rotina já estabelecida em outras ocasiões.
  • Organize sua estratégia para o grande dia: Em minha opinião é a dica mais importante. Organizar uma boa estratégia e imaginar a execução pode trazer maior segurança para o dia da corrida. Além de estabelecer uma boa estratégia, você precisa preparar a sua mente para situações desagradáveis, isso deixará você em melhores condições, caso venha acontecer algo que fuja do comum, você estará preparado!
  • Faça um bom aquecimento: O aquecimento é algo indispensável para obter um bom resultado. Ele prepara o organismo para o esporte, seja no treinamento, na competição, ou no lazer, criando o estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa. Portanto, aqueça antes de iniciar qualquer atividade, além de otimizar seu resultado fará uma ações preventiva contra lesões.
  • Realize o planejado: Parece óbvio, mas não é! Realizar o planejado, muitas vezes, requer muita concentração do atleta, pois no ambiente existem muitos fatores influenciadores, sua missão é não ser influenciado. Você tem uma estratégia bem desenhada, basta segui-la.

Depois dessas dicas acredito que, você corredor, irá melhorar ainda mais seus resultados. Sempre é importante lembrar que qualquer atividade física deve ter um acompanhamento de um profissional de educação física. Ele trará a segurança necessária para que sua rotina de treinamento seja adequada para alcançar seus objetivos. 

Um grande e forte abraço.

Por, Marcelo Scolari 

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