Organização de Treinos de corrida: 3 divisões para melhorar sua performance em 2021

Vamos falar sobre treinos de corrida e como organizar um plano de treinamento prático e seguro para você alcançar todos os seus objetivos dentro da prática do esporte. Toda estrutura de treinamento você pode ter acesso em nosso aplicativo, basta CLICAR AQUI

Treinos de corrida: Uma estrutura básica de treinamento consiste na fragmentação de metas de um atleta. Independendo do nível ou do objetivo do corredor, uma periodização (organização macro) deve ter um planejamento de curto, médio e longo prazo.

Segundo pesquisas elaborada pelo Ministério da Saúde, a corrida e caminhada é a atividade física mais praticada no Brasil. Com um crescimento aproximado de 190%, tornando-se a preferida entre os brasileiros. Há quem acredite que este crescimento se deve ao esporte ser o mais democrático entre todos, pois basta calçar o tênis e sair realizando os treinos de corrida e caminhada pelos trajetos de ruas e trilhas que sua cidade oferece, no geral um tênis e uma roupa confortável já é o suficiente para você desfrutar do esporte.

No entanto, para quem busca desafios maiores, com aumento de performance a estrutura muda. Para entender como montar uma estrutura básica de treinamento, que seja  eficiente e segura leia o texto até o final.

Treinos de corrida: Estrutura básica de uma organização

Uma estrutura básica de treinamento consiste na fragmentação de metas de um atleta. Independendo do nível ou do objetivo do corredor, uma periodização (organização macro) deve ter um planejamento de curto, médio e longo prazo. Está estrutura é organizada em uma visão geral, que permite o atleta identificar a jornada completa que ele trilhará para alcançar o objetivo estabelecido no início da preparação.

Com objetivo de facilitar a organização a jornada de preparação, a estrutura de um treinamento deve ser dividida em microciclos, mesociclos e macrociclos, cada bloco com objetivos específicos, mas interligados entre si, para a construção da meta estabelecida no início da preparação. Esta divisão permite uma organização temporal e a fragmentação de metas, respeitando alguns princípios fundamentais da Educação Física.

Saiba como realizar a divisão dos seus treinos de corrida

Macrociclo de treinamento

É o planejamento geral, visando o maior objetivo de uma periodização de treinamento é denominado Macrociclo. Um macrociclo é composto de vários mesociclos (no mínimo quatro). Um mesociclo é formado por vários microciclos, normalmente de dois a seis (Dantas, 1985).

Mesociclo de treinamento

É popularmente dividido em meses e consiste na maior das etapas  na periodização de treinamento, com duração de aproximadamente 2 a 6 semanas ou microciclos, podendo variar de acordo com o objetivo do atleta.

Microciclo de treinamento

Os Microciclos são as menores unidades do processo de periodização de treinamento. São caracterizadas pelas sessões de treinamento e podem ser variáveis em período de acordo com a quantidade de sessões totais. Normalmente totaliza entre 1 a 4 semanas de treinamento, variando de acordo com a capacidade a ser trabalhada.

Para seu treinamento diário ter maior eficiência, é importante você realizar uma distribuição correta de carga/intensidade. Para isso, você deve respeitar as zonas cardíacas de treinamento. Se tiver um aparelho frequencímetro pode ter maior controle seguindo as diretriz dos cálculos de treinamento. Veja abaixo:

  • Treinos leves ou regenerativos (até 70% da FC Máx) O ritmo aqui é bem fraco. Você consegue manter uma conversa com alguém de maneira tranquila enquanto corre.
  • Treinos moderados, como os longões (de 71% a 80% da FC Máx) É possível manter uma conversa, mas com certa dificuldade.
  • Fartlek ou intervalados mais longos (de 81% a 90% da FC Máx) A intensidade é alta. Fica quase impossível falar.
  • Intervalados curtos, em intensidade máxima (de 91% a 95% da FCMáx). Não é possível formular palavras, pois o ritmo é extremamente elevado.

Espero que esse conteúdo possa ter ajudado você a melhorar a qualidade dos treinos. Não esqueça de deixar a sua opinião e sugestões sobre o assunto. Um grande e forte abraço!

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