Nutrição: A importância para o corredor?

A evolução da corrida, bem como seus métodos de treinamento, é constante. Com o passar dos anos, diversos pesquisadores e profissionais do treinamento esportivo, procuram estudar meios para otimizar a performance do corredor.  Entretanto, a evolução não se dá apenas por meios de treinamento, há um fator que vem ganhando muita evidência no meio da corrida; a nutrição esportiva.

X-Training Brasil / App de corrida - Nutrição
X-Training Brasil / App de corrida – Nutrição

A importância da nutrição para a performance esportiva.

O Nutricionista avalia e calcula as necessidades nutricionais do esportista nos treinos e no dia da prova. Para isso, conta com aspectos que influenciam a performance e as necessidades do indivíduo. Denominados como Aspectos do ambiente e Aspectos individuais.

Aspectos do ambiente: umidade, temperatura, percurso e altitude. Aspectos individuais: transpiração, tempo total de percurso, modalidade da corrida, metas, pontos fracos, fortes e possíveis sintomas, dor, fadiga excessiva, funcionamento intestinal, entre outros.

Nesse contexto, a hidratação e os nutrientes devem ser analisados e equilibrados para a melhora da performance e o cuidado com a saúde do praticante.

É essencial iniciar a prática, hidratado e manter-se assim durante todo o trajeto. A partir dos 60 minutos, é necessária a introdução de carboidratos para a manutenção de energia durante o treino ou prova. Isso deve ocorrer de hora em hora e a quantidade consumida varia de pessoa para pessoa, durante o treino ou prova.

Além disso, o “estoque” de carboidrato (glicogênio) deve estar cheio pré-exercício. Este macronutriente possui a mesma importância na recuperação do glicogênio no pós-treino. Outro macronutriente importante a ser citado, é a proteína, para a prevenção de lesão, perda de massa magra e recuperação muscular, pós-exercício.

Por fim, os lipídios (gordura) atuam na imunidade e no bom funcionamento geral do organismo, em conjunto com alguns micronutrientes (vitaminas e minerais).

Aqui, citamos apenas os principais pontos a serem levados em conta para a nutrição em benefício da corrida e esporte, auxiliando a performance e qualidade de vida. Em breve, falaremos afundo sobre as recomendações de cada um, hidratação e suplementação específica para a corrida.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Vamos iniciar!

Seja sua melhor versão
de você mesmo

Aplicativo feito para corredores.

Baixe nosso aplicativo e faça parte da família X-Training Brasil.