Melhor maneira de utilizar a proteína para corredores

Melhor maneira de utilizar a proteína para correrdores

Como utilizar a proteína para nutrição de corredores

Quando entramos no assunto de nutrição para corredores, a proteína é sempre falada e gera muita discussão sobre sua utilização. 

Com auxílio de nutricionistas, a X-Training Brasil vai trazer nesse texto uma explicação aprofundada da utilização e ação da proteína no nosso organismo e como ele pode auxiliar, ou não, nos treinos.

Como utilizar a proteína para nutrição de corredores

Quando falamos em ingestão de proteínas, deve-se seguir a recomendação e não extrapolar, levando em conta que todo excesso pode ser prejudicial, uma vez que não há reserva de proteína, podendo ser utilizada para outro fim e até causar sobrecarga renal, perda de cálcio, quebra da homeostase (equilíbrio do organismo) e eleva a quantidade de lipídios da dieta, pois as proteínas de alto valor biológico (animal) também são fonte de gordura:

  • Sedentários: 0,8 à 1,2g/ kg de peso/dia
  • Atletas de endurance (5-6x/semana durante mínimo de 60 min): 1,2 à 1,6g/ kg de peso/dia
  • Atletas de força: 1,7 à 2,2g/ kg de peso/dia
  • Hipertrofia com dieta vegetariana: 2,0g/ kg de peso/dia
  • Lesões: 1,6 à 2,5g/ kg de peso/dia

É importante que esta quantidade diária de proteína seja fracionada durante o dia, sendo, em média, 0,3 g/kg peso por refeição para adultos. Isto se dá pela inexistência de uma reserva corporal de proteínas, sendo assim para melhor absorção e utilização deste macronutriente sem ocorrer metabolização para produção de ATP.

Quando utilizar a Proteína?

Ao contrário do uso comum como pós treino, a proteína deve ser usada apenas quando a dieta não alcançar a necessidade proteica diária ou o acesso ao alimento for dificultado no momento que a refeição deve ser feita.

Tomar whey protein não aumenta a síntese proteica, não aumenta a massa muscular, apenas agrega no consumo diária de proteína, o que pode ser feito apenas com adequação da alimentação, lembrando que proteína não possui estoque no corpo, ou seja, consumir mais que o necessário não garante benefícios extras, podendo ainda, causar prejuízos ao organismo.

Por esse e muito outros motivos, você não deve suplementar nem utilizar a proteína sem acompanhamento ou indicação de uma nutricionista. Se você fizer da forma errada, a chance de isso ser prejudicial é muito maior do que ser benéfico para você.

Nos treinos...

A ingestão de proteínas também é necessária no pré e pós treino, não para ser usada como fonte de energia, mas para reduzir a depleção muscular e, após o treino, favorecer a síntese proteica.

Uma dieta com as quantidades adequadas de proteína, minimiza as chances de lesões, isso não significa que quanto mais proteína for consumida, maior será o ganho de massa muscular, síntese proteica e menor será o risco de lesão. Há um limiar de absorção de proteína por refeição, e, uma vez que não há estoque deste macronutriente no organismo, essas quantidades consumidas em excesso são eliminadas.

Procure um nutricionista

Apesar de todas as orientações, vale ressaltar que a ingestão ideal de proteínas pode variar de acordo com o estado de saúde, a prática, a intensidade dos exercícios e as preferências alimentares.

Além disso, existem diferenças individuais que devem sempre ser observadas no momento da prescrição nutricional e um acompanhamento profissional específico é indispensável, para a saúde e melhores resultados na performance.

Se você procura melhores resultados na sua corrida, investir em pontos essenciais é o mais correto a ser feito, como sempre falamos aqui: “Correr não é apenas calçar um tênis e ir para a rua”, se não for feito da forma correta, pode ser muito prejudicial a você.

Texto em conjunto com Esther Bevilacqua e Mayara Rogrigues.

Abraços Família X-Training, nos encontramos no topo do pódio!

Assine nosso boletim informativo

Fique por dentro do mundo da corrida. Assine nosso boletim informativo e receba toda semana conteúdo em primeira mão.

Click e faça parte de nosso grupo no Telegram

Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito para você

Não perca

30 dias gratuitos

UM APP FEITO PARA CORREDORES

Faça seu pré-cadastro para garantir a sua vaga no maior app de corrida.