Existe uma forma correta de pisar para correr?

Existe uma forma correta para pisar na corrida?

Muitos atletas, principalmente corredores amadores que tem o esporte como lazer, tem não sabem a forma correta de pisar.

Será que existe mesmo uma forma correta de pisar para correr?

Nesse texto iremos falar sobre isso e trazer uma explicação bem simples para você entender.

Antes de tudo, iremos apresentar as três formas de pisada que ocorrem nos corredores. Neutra, Supinada e Pronada.

Existe uma forma correta para pisar na corrida?

Se você não sabe qual é a sua, basta olhar a sola do seu tênis mais usado, se ele estiver gasto de forma uniforme, sua pisada é Neutra, pois ao pisar, você toca o chão com o “pé cheio”.

Se você perceber que a parte mais gasta do tênis é na região do “dedão” do pé, você tende a ter uma pisada mais Pronada, pois ao tocar o solo, você pisa primeiro com a parte interna do pé.

E se você perceber que a parte mais gasta do tênis é na região do “mindinho” sua pisada tende a ser Supinada, pois a primeira parte do seu pé que toca no solo é essa região do pé, por isso desgasta mais o tênis.

A forma de pisar pode estar relacionado com algumas lesões

Sua forma de pisar está totalmente relacionada com a sua biomecânica de corrida. Especificamente em praticantes de corrida de rua, muitas lesões nos membros inferiores são relatadas principalmente na região do pé e tornozelo, o que parece comum entre corredores (Yammine e Fathi, 2011).

A prática da corrida de rua com elevada velocidade associada a grande volume de treinamento provoca aumento na força de reação com o solo, a qual é transmitida para toda a estrutura funcional do corredor: ossos, ligamentos, músculos e tendões; assim, as progressões nestas variáveis durante os treinos possibilitam a ocorrência da lesão (Jacobs e Berson, 1986).

A forma mais correta de pisar é...

Alguns estudos mostram que a pisada neutra é a mais comum entre os corredores, mas você já percebeu que, provavelmente, você nunca parou para analisar a pisada das pessoas em uma corrida? 

Pois é algo natural, é da fisiologia e biomecânica de cada um.

A única diferença é que alguns corredores têm mais chances de se lesionar por conta da pisada, por esse motivo é muito importante fazer a avaliação e, se necessário, fazer prevenção para evitar lesões.

Estamos finalizando a criação de um App que vai te ajudar bastante neste treino.

Clique aqui

Então existe uma forma correta de pisar?

Não!

Não existe forma correta de pisar, cada corpo se adapta fisiológicamente e biomecanicamente conforme você cresce e é isso faz o corpo humano ser tão espetacular.

A única coisa certa a se fazer é avaliar se a sua pisada pode acarretar em lesões no futuro e assim trabalhar na prevenção.

E não são apenas corredores com a pisada Pronada e Supinada que devem fazer isso, corredores com pisada Neutra também correm riscos de lesão por conta da pisada.

Bons treinos e boa prevenção, Corredores

Abraços da família X-Training Brasil.

Nos encontramos no topo do pódio!

Informações para realização do texto retiradas de:

CARVALHO, J.; ROBERTO KUNZLER, M.; PIVETTA CARPES, F. PACTO: PERFIL DO TIPO DE PÉ E PISADA EM CORREDORES DE RUA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 2, 3 mar. 2020.

Gosta do nosso conteúdo?

Veja nosso instagram!

Assine nosso boletim informativo

Fique por dentro do mundo da corrida. Assine nosso boletim informativo e receba toda semana conteúdo em primeira mão.

Click e faça parte de nosso grupo no Telegram

Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito para você

Não perca

30 dias gratuitos

UM APP FEITO PARA CORREDORES

Faça seu pré-cadastro para garantir a sua vaga no maior app de corrida.