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1.0- EFEITOS DO ALONGAMENTO NA CORRIDA

No ambiente da corrida, por muitas vezes técnicos e coachs orientam seus alunos na realização de alongamentos antes de prova ou treino de potência, com a justificativa de aliviar dor, tensão dos músculos e o principal, aumentar o desempenho na corrida.

X-Training Brasil / App de corrida/Efeitos do alongamento na corrida

 

X-Training Brasil / App de corrida/Efeitos do alongamento na corrida

 

MAS SERÁ QUE ISSO É REAL? VAMOS ENTENDER!

Hoje, eu Marcelo Scolari, coach da X-Training Brasil, (aplicativo brasileiro feito para corredores) passarei uma visão prática e teórica sobre os efeitos do alongamento antes e após atividade física.  

Antes de ir para a parte prática e explicar todos os benefícios que o alongamento trará para a sua performance,  necessito passar a visão teórica dos efeitos causados no tecido muscular ao realizar treinos  de alongamento.

Ao realizarmos um treino de alongamento ocorre uma diminuição do reflexo miotático após a contração muscular. Isso se deve, pois existe um mecanismo de inibição pré-sináptica do sinal sensorial do fuso neuromuscular, conhecido como reflexo de Hoffman

 

EFEITOS DO ALONGAMENTO NA CORRIDA

Na prática, entendendo que a corrida é uma sucessão de saltos e que quanto menor o volume (distância) maior a possibilidade de aumento de velocidade. O ganho de amplitude articular em treinos de alongamento causa um retardo da ativação neural, deformação elástica, causando uma perda de potência muscular. Ou seja, treinos de alongamentos antes de atividades de potência trará uma perda de performance e um aumento de risco de lesões.

Exemplos de atividades de potência

  • Tiros de velocidade 
  • Treinos de rampa 
  • Rodagens em potência aeróbica
  • Treinos de força

Isso só é aplicável para TREINOS DE ALONGAMENTO, com característica de deformação tecidual, trabalhos de ativação elástica com duração menores de 30 seg, não se enquadra na perda de performance, ou seja o TREINO DE ALONGAMENTO não é uma ferramenta de aumento de performance, quando realizado antes de qualquer trabalho de potência, no entanto o seu uso consciente, dentro de um cronograma de treinamento trará benefícios para o seu desempenho. 

Desta forma, é indicado trabalhos de ganho de amplitude articular (TREINOS DE ALONGAMENTO) em situações de baixa intensidade ou de forma isolada, com objetivo de melhorar a capacidade elástica do músculo.

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