Há poucos anos atrás, acreditava-se que uma dieta sem consumo de carne era incapaz de suprir as necessidades nutricionais do ser humano, principalmente quando este era esportista ou atleta, a proteína animal era o primeiro alimento tido como essencial na alimentação. Atualmente estudos comprovam que é mais do que possível ser ovolactovegetariano, vegetariano ou vegano e ser atleta ou praticante, tendo suas necessidades proteicas supridas de forma suficiente.
Mas antes de entrarmos na parte principal, vamos entender os termos usados:
Ovolactovegetariano: É quem consome ovo, leites e seus derivados, mas não consome a carne de nenhum tipo de animal.
Vegetariano (estrito): Não consome nada de origem animal (nem mesmo seus derivados).
Vegano: É um estilo de vida que vai além do não consumo de carne, são vegetarianos estritos mas também excluem de suas vidas toda forma de exploração animal, os praticantes do veganismo não fazem uso de nada que venha dessa origem, como roupas, cosméticos, medicamentos, entretenimento com animais, etc.
A base da prescrição nutricional para esportistas ou atletas, parte dos mesmos princípios tanto para consumidores de carne, quanto para vegetarianos, o que muda, é apenas as substituições que são feitas de acordo com o que o praticante consome.
As proteínas são divididas em dois grupos, proteínas de alto valor biológico (animal) e proteína de baixo valor biológico (vegetal).
O fator que as diferencia, é a presença de aminoácidos, ou seja, produtos de origem animal, possuem todos os nove aminoácidos essenciais (que o metabolismo não produz, precisa ser ingerido) já nos produtos de origem vegetal, apenas a soja e quinoa se aproximam deste valor biológico, porém, na alimentação vegetariana, é essencial combinar diversos alimentos para suprir as necessidades diárias.
Ovolactovegetarianos levam uma vida e dieta tida como “normal”, as necessidades proteicas serão supridas com ovos, leite e derivados, com mínima necessidade de combinar vários tipos de alimentos para bater a necessidade diária de proteínas.
Já os vegetarianos estritos, devem possuir um bom planejamento alimentar, com a combinação de fontes de proteína vegetal, de forma periodizada, de acordo com a rotina de treinos, garantindo que as necessidades proteicas também sejam alcançadas. No caso de atletas vegetarianos, pode ser necessária a inclusão de suplementos alimentares vegetais (como proteína da soja, ervilha, arroz)
Um clássico exemplo de boa combinação de alimentos para alcançar a necessidade protéica é o arroz com feijão. O feijão é uma leguminosa com boa quantidade de lisina mas pobre em metionina. A carência da metionina pode ser suprida pelo arroz, que é um cereal deficiente em lisina.
As prescrições das necessidades para esportistas e atletas seguem as mesmas, mas em caso de treinos para hipertrofia na dieta vegetariana, a necessidade protéica passa a ser 2,0g de proteína por kg de peso ao dia. As demais necessidades seguem as mesmas, de acordo com o tempo e frequência de prática, o período de treinamento e as características biológicas de cada praticante.
É imprescindível que um corredor, praticante ou atleta, tenha o acompanhamento de um nutricionista, para que as necessidades sejam supridas e não falte nenhum substrato na dieta, garantindo a performance e a segurança, evitando lesões e carência nutricional
Atletas como Scott Jurek e Carl Lewis, são a prova de que é possível ser atleta ou esportista e ter ótimo rendimento mesmo sem o consumo de proteína animal. O praticante deve ter orientação de um nutricionista, variar de forma satisfatória sua alimentação e suplementar (apenas) quando necessário, seguindo esses passos, é viável e completamente possível estabelecer uma relação saudável e com bons resultados entre o vegetarianismo e o esporte.
Lembrem-se, procurem sempre um nutricionista para te ajudar ainda mais na sua evolução
Abraços Família X-Training, nos encontramos no topo do Pódio!
Texto em conjunto com a Nutricionista Esther Bevilacqua
Fique por dentro do mundo da corrida. Assine nosso boletim informativo e receba toda semana conteúdo em primeira mão.
UM APP FEITO PARA CORREDORES
Faça seu pré-cadastro para garantir a sua vaga no maior app de corrida.