Curiosidades sobre potência aeróbica para corredores de rua

Potência aeróbica

Antes de tudo, vamos explicar o que significa potência aeróbica e capacidade aeróbica, pois é muito comum escutarmos essas palavras no mundo da corrida e do exercício físico, mas nem sempre entendemos muito bem o que é e nem a diferença entre eles. De forma simples, Capacidade Aeróbica é a capacidade que o organismo tem de captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio. 

E Potência Aeróbica é a quantidade máxima de energia gerada por unidade de tempo durante a realização de exercícios máximos. Ou seja, é a capacidade do músculo cardíaco em executar determinado trabalho com intensidade pré-estabelecida. Vamos para um exemplo: Imagine que sua capacidade aeróbia é uma caixa de água, quanto maior a caixa, maior a capacidade de armazenamento. Já a potência é a capacidade de vazão desta água. Portanto, não basta ter uma grande capacidade se você não tiver uma boa potência

Potência aeróbica

Hoje, entraremos um pouco mais a fundo na ciência do esporte, vamos descobrir juntos a importância da capacidade e potência aeróbica, para melhorar o seu resultado final. Sabemos que o principal objetivo do treinamento é a aplicação otimizada de carga física, respeitando a individualidade do atleta com a especificidade do esporte praticado. Ou seja, treinamentos adequados, com cargas progressivas, respeitando a individualidade biológica (Um corredor, em sua sessão de treinamento, precisa ter a corrida como exercício predominante).

Vamos além...

Observamos nas últimas décadas, a investigação dos fatores biológicos determinantes na “performance” e a procura de parâmetros de referência para que a prescrição do treinamento tenha maior relevância dentro do rendimento de cada atleta.

Por esse motivo, a procura do entendimento e da ciência envolvida por trás do treinamento evoluiu tanto. Hoje em dia a especificidade do exercício é muito mais estudada para o um determinado atleta, pois sabe-se qual estilo de exercício irá ter maior resultado no atleta.

Como funciona o Treinamento Aeróbico

O treinamento aeróbico, para produzir efeitos significantes em nosso organismo, precisa possuir uma prescrição adequada e condizente com a especificidade da prova que o atleta escolheu.   Uma atividade física aeróbica deve apresentar um esforço de longa duração e com intensidade moderada. Importante salientar, que a frequência semanal, a duração das sessões e o tipo de programa influenciam diretamente no efeito do seu treinamento aeróbico, (Lopes – 1987 e Fetter – 1994).

Segundo a American College of Sport Medicine (1980), ao realizarmos uma atividade com uma frequência cardíaca de 60% a 90% da Fcmáx ou 50% a 85% do VO2máx é o suficiente para melhorá-la. Porém Cosenza (2001), afirma que em seus estudos a intensidade deve ser numa faixa de 70% a 75% do VO2máx. Ou seja, para melhorar sua capacidade aeróbia, basta você realizar atividades de longa duração com uma intensidade moderada.

E para melhorar a potência aeróbica?

Já a potência aeróbica se dá aos treinamentos submáximos, levando em consideração o tempo de execução. Geralmente esses treinamentos são prescritos por treinos intervalados (método de treino caracterizado pela fragmentação do esforço total, com períodos de recuperação), ou Fartleks (períodos de corrida rápida misturados com períodos de corrida mais lentos).

Precisamos sempre ter em mente, que o corpo humano não é um conjunto de peças que trabalha de forma individual. Para que haja um bom progresso, no seu desempenho, é necessário que haja uma uniformidade no funcionamento fisiológico, que os diferentes sistemas trabalhem integrados, para  conseguir a máxima capacidade de entrega. Ou seja, não basta você ter uma capacidade aeróbia extremamente desenvolvida e por outro lado ter uma potência ineficiente, as duas capacidades andam lado a lado. Bem desenvolvidas e trabalhando juntas, com certeza, seu resultado será muito melhor.

Corredor, preste atenção!

Para poder prescrever e trabalhar em todos os parâmetros que explicamos hoje, sempre recomendamos para que vocês procurem acompanhamento profissional, pois apenas um profissional da área irá saber trabalhar gradativamente e você irá evoluir na corrida. Cuidado ao fazer exercícios sem acompanhamentos, você pode estar estragando o seu prazer, que é correr com saúde.

Nossos treinadores estão à disposição para atendê-los e levá-los ao seu objetivo, faça parte da X-Training Brasil.

Abraços Família X-Training. Nos encontramos no topo do Pódio!

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