Como treinar para subir melhor na prova

qual é o melhor treino para aprender a subir nas provas

Qual é o melhor treino para subidas

Além da Corrida de Rua, as provas de Trail Run no Brasil também crescem cada dia mais. E como muitas pessoas nos perguntam sobre “Como treinar para subir melhor na prova”, o Texto de hoje será especialmente para isso

Corredores do Brasil todo já enfrentaram as ladeiras e muitos tem vantagem nelas por saberem como subir. Tenho certeza que você também gostaria de ter as subidas como um “ponto forte” na sua corrida.

Antes de falar sobre a especificidade do Treinamento, vamos falar sobre os ganhos que o Treinamento em Subidas oferecem para o nosso corpo. Nesse post vou mostrar três para vocês:

Qual é o melhor treino para subidas
  • Ganhos Biomecânicos: A postura que abordamos ao encararmos uma subida, em termos biomecânicos, é tendenciosa. Faz com que  nosso centro gravitacional seja projetado para frente, causando um leve desequilíbrio, favorecendo a propulsão. Além de, também, promover uma melhor entrada no solo. No plano, temos uma tendência de entrarmos com o calcanhar, já na subida, a abordagem se dá com o antepé.
  • Ganhos Fisiológicos: Em termos fisiológicos, nas subidas, temos uma nítida alteração da frequência cardíaca e respiratória, aumentando o Limiar Aeróbico, impactando positivamente em todo o sistema; diminuição da FC de repouso, aumento da capilarização sanguínea (facilidade em carrear oxigênio para os nossos músculos), entre muitos outros.
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  • Ganhos Psicológicos: Obviamente, os treinamentos em subidas, são os treinamentos que exigem mais de cada indivíduo. Estudos mostram que os atletas sofrem uma sobrecarga fisiológica, promovendo um alto índice de desconforto. Esse índice, quando superado, faz nosso Limiar de Dor aumentar, possibilitando uma melhor performance nos desafios.

A melhor maneira de iniciar os Treinos

A melhor maneira de aprender a subir melhor, é treinando. Ao iniciar um treinamento e anexar nele treinos de subida, você deve conversar com seu treinador sobre isso, pois a ajuda de um profissional da área é fundamental no treinamento específico

Agora, indo direto ao ponto, para iniciar os treinos com subidas, deve ser da maneira mais natural e lenta possível. Caso você aumente de uma forma muito brusca os treinamentos que exijam muito do seu corpo, a chance de lesão cresce de maneira descomunal

Quando falamos de treinamentos de subidas, eles devem ser anexados progressivamente em sua rotina para que haja uma adaptação progressiva ao estímulo novo apresentado. As primeiras semanas devem ocorrer apenas com rodagem (corrida mais leve e ritmada) e sem muita velocidade.

Como a subida proporciona uma sobrecarga ao seu organismo, no início, nunca realize mais que uma sessão de treinamento por semana. Após algum tempo, quando houver uma adaptação visível, é possível adicionar uma segunda sessão.

Existe uma técnica de subida obrigatória?

Não existe uma técnica perfeita que te fará subir melhor, mas biomecanicamente falando, existem formas que auxiliam na performance. 

Para melhorar o desempenho na hora de correr na subida, incline levemente o corpo para frente, assim você desloca o centro gravitacional do corpo e faz com que a gravidade auxilie a sua movimentação. Dê passadas curtas e mantenha a coluna sempre ereta, para não sobrecarregá-la. Dependendo do grau de inclinação, talvez seja necessário correr na ponta dos pés. Uma boa dica é evitar olhar para os seus pés, mantendo a área cervical (do pescoço) sempre estendida. Isso facilita a corrida e evita desconfortos.

Ajustando o ritmo para os treinos

Levando em consideração a sobrecarga já falada, é recomendável que ao realizar uma subida, desenvolva seu ritmo de forma mais lenta do que o normal, assim, você dá tempo ao seu corpo para remover as toxinas geradas nas subidas, possibilitando uma chegada mais tranquila ao fim da prova.

Esperamos que com todas essas dicas, você possa aproveitá-las e melhorar seu desempenho na hora da prova

Para auxiliar ainda mais os seus treinamentos, leia o texto sobre Barreiras Mentais ao encontrar uma subida na prova

Aproveitem as dicas e bons treinos, Família X-Training!

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