Como fazer o seu longão com maior qualidade

Como melhorar o seu longão

O famoso longão, treinos com altas quilometragem, presente na planilha de 101% dos Corredores de Rua e tão importante na preparação e planejamento de um Corredor. Temido por alguns mas adorado por tantos outros, hoje virou tema de uma legítimo texto de qualidade para a família X-Training

O longão, como muitos sabem, é um treino normalmente feito para encerrar a semana de treinos, o que geralmente é no final de semana. Mas no mundo da corrida rola uma dúvida: “Com quantos quilômetros eu posso considerar que é longão?”. E temos a resposta: Com quantos você quiser!

Como melhorar o seu longão

Contando que essa quilometragem seja considerada alta para você, é um longão. Se você corre 3 quilômetros por dia e sai para um treino de 10km, é longão. Da mesma forma como um atleta pode correr 15km por dia e no longão fazer 25km.

Aproveitando que estamos em período de poucas competições, onde muitos atletas estão em seu período de base, onde muitas metodologias de treinamento utilizam o longo como treino base do 

período, separamos 3 dicas para você poder melhorar a qualidade deste treino e poder evoluir ainda mais na corrida

Estude e escolha o seu percurso com antecedência!

Nossa primeira dica é muito importante para você. Converse com seu treinador e especifique tudo que necessita para esse treino, veja se o treino deve ser em região plana, com subidas, no asfalto, se nele você irá testar algo novo, como tênis, suplementação, alimentação, etc. Estude tudo isso, inclusive todo o percurso. 

O pensamento que você precisa ter é: “Tem a possibilidade de quebrar nesse treino, e se eu estiver longe de casa, como será?’’

Procure sempre levar alguém para te acompanhar!

Como segunda dica, indicamos a você buscar um parceiro para esse treino exatamente por ser um apoio e pelo motivo acima, se você quebrar em algum lugar longe de casa, tem alguém para te apoiar. Por ser treino muito desgastante, é muito importante você ter alguém para te ajudar na hidratação sem que você precise carregar alguma coisa e, com certeza, um “coelho” sempre será muito bem vindo para te ajudar com o ritmo e com todo suporte necessário.

Cuidado com o Pace, você não é o Kipchoge!

E como nossa Terceira dica, cuidado, pois um treino longo tem o objetivo de fazer você trabalhar capacidade de sustentação de longas distâncias com ritmo CADENCIADO, longo não é para fazer treino de VELOCIDADE. Com certeza o começo será muito mais fácil, pois você estará em um ritmo mais fraco do que você está acostumado a fazer durante seus treinos mais fortes, mas RESPEITE, o treino longo não é para você quebrar sempre, as vezes acontece, mas isso não pode acontecer, pois assim a eficácia desse treino estará indo por água abaixo.

Aproveite as dicas e faça um ótimo treino

Esperamos que com essas dicas você consiga melhorar a qualidade dos seus treinos e evolua na corrida, pois é isso que todos queremos, seja amador ou não, é sempre bom olhar um RP ao concluir uma corrida, não é?

E aí, bora correr um longão?

Abraços Família X-Training, nos encontramos no Topo do Pódio!

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