COMO AS VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS AJUDAM A MELHORAR O CORPO PARA A CORRIDA

Vitaminas lipossolúveis para corredores

Muitos corredores não se preocupam tanto com a união da alimentação com a sua planilha de treinamento. Ou as vezes, não estão tão informados sobre isso, e isso é normal. E por conta disso, vamos trazer para vocês sobre a atuação das Vitaminas Lipossolúveis no organismo do corredor.

As vitaminas atuam como reguladoras  das funções metabólicas e, principalmente as do complexo B, exercem papel fundamental no metabolismo energético.

Vitaminas lipossolúveis para corredores

A deficiência de certos micronutrientes podem prejudicar o desempenho esportivo, porém já é sabido que doses acima do recomendado não garantem benefício extra, além de que se for muito alto, podem trazer risco à saúde, devido a toxicidade ou afetar a biodisponibilidade de outros nutrientes.

De maneira especial, trouxemos uma explicação breve sobre as vitaminas lipossolúveis:

Vitamina A: Essencial na visão, crescimento, proliferação e diferenciação celular, além de integridade no sistema imunológico. No exercício, função antioxidante e prevenção da imunossupressão. Fontes alimentares:leite e derivados, fígado, vegetais amarelos e verdes.

Vitamina D: Manutenção do metabolismo ósseo, possui função antioxidante, participa da homeostasia do cálcio. Fontes alimentares: óleo de fígado  e peixe e peixes (sardinha, atum e salmão), gema de ovo, leite.  Principal fonte: por meio da exposição aos raios solares UV. É importante exposição solar diária, em média 15 minutos e sem protetor..

Vitamina E: Função antioxidante; prevenindo o dano das membranas e a imunossupressão. Fontes alimentares: vegetais e óleos vegetais, grãos integrais, oleaginosas, leguminosas, hortaliças verdes escuras.

Vitamina K: Função principal na coagulação sanguínea. Fontes alimentares: hortaliças e vegetais verdes escuros. Também é produzida por meio da microbiota intestinal.

Uma suplementação de Vitamina, pode ser pensada com o intuito de prevenir danos causados pelo exercício excessivo.

Na próxima publicação falaremos sobre as Vitaminas Hidrossolúveis, e para entender mais do assunto, entre no texto “CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO: OS MICRONUTRIENTES AJUDAM A CORRER MAIS RÁPIDO?”  do Blog da X-Training Brasil e acompanhe!

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