Como as Vitaminas hidrossolúveis ajudam a preparar o corpo para a corrida

Vitaminas Hidrossolúveis e como elas ajudam o corredor

As vitaminas atuam como reguladoras  das funções metabólicas e, principalmente as do complexo B, exercem papel fundamental no metabolismo energético. Dessa vez vamos trazer para você, importantes explicações sobre as vitaminas hidrossolúveis e como elas auxiliam os corredores.

A deficiência de certos micronutrientes podem prejudicar o desempenho esportivo, porém já é sabido que doses acima do recomendado não garantem benefício extra, além de que se for muito alto, podem trazer risco à saúde, devido a toxicidade ou afetar a biodisponibilidade de outros nutrientes.

Vitaminas Hidrossolúveis e como elas ajudam o corredor

Complexo B: São cofatores, isto é, auxiliam o metabolismo energético de proteínas, carboidratos e lipídios. Têm função essencial, uma vez que na deficiência desses nutrientes, as reações bioquímicas necessárias para a produção de energia não ocorrem adequadamente. Aqui não aprofundaremos nas especificidades de cada vitamina deste complexo, mas lembre-se que elas possuem função específica em pontos cruciais do 

metabolismo, portanto sem a adequada ingestão há um desequilíbrio corpo, afetando o desempenho esportivo, metabolismo de hormônios, há fadiga por falta de energia, dores musculares, cefaleia, entre outros sintomas.

Indivíduos ativos com níveis limítrofes de vitaminas do complexo B podem apresentar redução na habilidade em praticar exercícios de alta intensidade.

As vitaminas do Complexo B

As principais, são elas: Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), Ácido pantotênico (B5) e Piridoxina (B6). Fontes alimentares: vegetais folhosos verdes, levedo de cerveja, fígado, carnes magras, leguminosas, oleaginosas, leite e derivados, ovos e grãos integrais.

VITAMINA B12 E ÁCIDO FÓLICO OU FOLATO: Vitaminas essenciais na síntese de DNA, eritrócitos (glóbulos vermelhos) e reparação celular. Por terem função importante na síntese de novas células sanguíneas, também podem afetar na prática de exercício bem como atividades do dia a dia. Fontes alimentares: B12: Alimentos de origem animal; folato: Ampla distribuição na natureza, presente em quase todos os alimentos naturais, porém é altamente suscetível à destruição oxidativa, de  50 a  95% do folato em alimentos podem ser destruídos por cozimento ou outros processamentos.

Importância das Vitaminas C

VITAMINA C (antioxidante): Principal função antioxidante. É necessário para produção e manutenção de colágeno. Exerce efeitos vasodilatadores e anti coagulantes, atua prevenindo os sistemas imunológico e respiratório. Fontes alimentar: Frutas cítricas, vegetais e vísceras. Recomendações variam de 45 a 90 mg/dia. O consumo em excesso não apresenta benefícios na imunidade ou disposição para o exercício, uma vez que a limite para absorção pelo organismo desta vitamina e, doses muito elevadas podem ser tóxicas para o corpo.

Como os Micronutrientes te ajudam a correr

Os micronutrientes possuem funções essenciais no organismo, portanto a ingestão equilibrada é imprescindível para uma boa saúde e desempenho esportivo. O excesso de consumo de micronutrientes ou suplementação indiscriminada de polivitamínicos, sem acompanhamento profissional, pode trazer prejuízos para o organismo, como toxicidade ou afetar a absorção de um nutriente e outro.

Além disso, é importante evitar dietas muito restritas com o objetivo de perda de peso rápida, por exemplo (o que vemos em alguns esportes ou em alguns momentos, em mulheres principalmente), pois assim há maiores chances de existir deficiência em algum nutriente, principalmente dietas restritas em gordura. Por isso, um acompanhamento profissional é de extrema importância para que possam ser usadas estratégias para cada objetivo de modo que não irá prejudicar a saúde e o desempenho do indivíduo.

Em relação a grupos mais vulneráveis: gestantes, lactantes, idosos, adolescentes em fase de crescimento e atletas, podem necessitar de doses maiores de um micronutriente específico, em razão as alterações que podem modificar o consumo habitual, a absorção e o transporte dos nutrientes, porém isso é algo bastante individual o que dependerá de cada caso.

De forma geral, se a alimentação está balanceada e todas as recomendações alcançadas pela dieta, não há benefícios extras na suplementação de micronutrientes para atletas. A indicação para tal é que seja feita quando houver deficiência específica de algum micronutriente ou quadro patológico.

Para entender sobre as vitaminas lipossolúveis, escrevemos um texto sobre isso, acesse COMO AS VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS AJUDAM A MELHORAR O CORPO PARA A CORRIDA

Abraços Família X-Training, esperamos que essas dicas ajudam vocês a melhorar a alimentação

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