Chegou o dia da prova. O que fazer?

Muitos atletas tem dúvidas do que fazer no dia da competição, então, no último texto da nossa sequência sobre como correr em subidas, falamos sobre o que fazer na hora de competir.

Todos os finais de semana, milhões de atletas pelo Brasil e pelo Mundo se desafiam em Corridas de Rua, Trail Run, Caminhadas e etc. 

Em textos anteriores, falamos sobre a dificuldade dos Corredores ao encontrarem uma subida na prova. Por isso no texto de hoje falaremos sobre o Dia da Prova.

Já falamos aqui sobre quais são as dificuldades do corredores ao se deparar com uma subida, demos dicas especiais para treinos e também falamos sobre uma questão muito importante nos atletas, a parte psicológica. Se você caiu de paraquedas nesse texto sem entender muito o que está acontecendo, recomendamos que volte e leia o Texto “Como subir na prova” que é o primeiro dessa série que preparamos especialmente para vocês.

Muitos atletas tem dúvidas do que fazer no dia da competição, então, no último texto da nossa sequência sobre como correr em subidas, falamos sobre o que fazer na hora de competir.

Mas vamos ao ponto, você já chegou até aqui, as competições estão acontecendo, você aplicou todas as dicas da X-Training nos seus treinamentos e está pronto para competir e dar o seu melhor. Já sabe como utilizar a subida ao seu favor para ganhar aqueles segundinhos a mais sagrados na competição.

 

Antes de tudo é importante salientar que para competir bem, você precisa estar bem descansado, de nada adiantará você se dedicar durante longas semanas e meses para competir, se deixar para estragar tudo no último dia, certo?

Então o ponto mais importante: Programe-se!

Dica de Atletas Profissionais

Para o dia da prova você precisa estar bem alimentado, hidratado e descansado para a prova, não deixe para fazer isso no último momento, acostume seu corpo durante os treinos. 

O maior erro dos atletas é testar coisas novas no dia da prova, roupas, tênis, suplementos, alimentação, etc. Se nós podemos falar alguma coisa, é NÃO TESTE. 

O dia da prova é para você simplesmente competir, nada mais, é para dar o seu melhor utilizando tudo o que você aprendeu nos treinos. Se você chegar com alguma coisa nova que seu corpo não está acostumado, normalmente ele não irá reagir da melhor maneira e isso vai te prejudicar.

Psicologicamente falando, sua mente não está acostumada com aquilo, então você irá focar muito mais naquela coisa nova, se está ajudando ou não, do que realmente focar em competir.

Existe algum efeito mental?

O maior problema é o mental, como nosso corpo não reage bem a novidades em competição, sua mente irá te sabotar, dizendo que a culpa é daquilo e você irá perder totalmente a sua motivação para competir, tome cuidado!

Durante a corrida, quando você se deparar com uma ladeira, saiba que você treinou para aquilo e está preparado, apenas vai e faça. Mas nós não deixaremos de dar um dica muito importante para vocês sobre esse momento.

Melhorando sua performance ao encontrar uma subida

Ao iniciar a subida, procure aumentar a sua frequência de passada, ou seja, diminua o tamanho da passada, acelere e incline um pouco o seu tórax para frente, para que a força gravitacional do seu corpo seja projetado para frente, em cima do seu pé e não para baixo, isso te fará guardar muita energia para o restante da competição.

Espero que com essas dicas, vocês estejam prontos para competir e saírem com bons resultados.

 

Abraços, Família X-Training Brasil, nos encontramos no topo do pódio!

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