A Preparação Psicológica no Esporte é um dever de todos os corredores que queiram atingir um nível de performance no esporte. Por conta disso, iniciaremos uma série de conteúdo, com objetivo de fomentar e levar conhecimento prático para todos que acompanham nosso blog.
Me chamo Carol Uehbe, sou formada em Educação Física e mestre em Ciências da Saúde, ambos pela Universidade Federal de São Paulo. Sempre gostei bastante da área de psicologia do esporte e tanto meu trabalho de conclusão de curso quanto a dissertação de mestrado foram com pesquisas nessa área. Com intuito de me apropriar mais sobre essa temática e poder trabalhar com isso, voltei para a graduação e atualmente estou cursando Psicologia.

A psicologia do esporte e do exercício consiste no estudo científico de pessoas e seus comportamentos em atividades esportivas e na aplicação prática desse conhecimento. Além de uma disciplina acadêmico-cientifica é também um campo de intervenção profissional que envolve conceitos da Psicologia e das Ciências do Esporte.
A psicologia aplicada ao esporte auxilia no desenvolvimento de habilidades psicológicas, ajuda no manejo e enfrentamento de emoções como o estresse e pode auxiliar no controle da concentração e ansiedade. Trabalhos com motivação, mentalização, autoconfiança e estabelecimento de metas também são importantes, tudo visando maximizar o rendimento e o desenvolvimento pessoal do atleta.
O corpo e a mente estão conectados e um influencia o outro o tempo todo. O controle das emoções afeta no desempenho esportivo e é tão importante quanto outras variáveis utilizadas para um melhor resultado no esporte ou atividade física. Além disso, existem muitos estudos que comprovam que o exercício físico melhora os processos mentais e o rendimento cognitivo e produz melhora das habilidades do pensamento.
Espero que tenham gostado e tenham interesse em saber mais sobre o assunto. Estarei aqui com vocês uma vez por mês compartilhando conteúdo, reflexões e dicas sobre essa temática. Até breve!
Por, Carol Uehbe