Barreiras mentais ao se deparar com uma subida na prova, será que isso existe?

Chegou a hora de competir. Você já aprendeu como subir melhor, aplicou os ensinamentos em seus treinos e sentiu uma evolução inexplicável. Mas agora vem a pior parte: o psicológico. Por isso vamos explicar para você algumas Barreiras Mentais ao enfrentar uma prova de subida
A maioria dos corredores, não gostam de subida na prova, isso é normal, a maioria das pessoas quando escuta que a prova tem muita subida, bate aquela ansiedade, o desespero ou até o medo da subida, mas você já se perguntou o porque?
Bom, é mais simples do que parece

De uma forma bem simples de apresentar, iremos fazer o “Triângulo Mental da Subida”. Então para isso imagine um triângulo, com suas três pontas:
No ponto superior imagine a frase: “O medo da subida”.
No ponto inferior direito, imagine “Não treina subida”.
No ponto inferior esquerdo, imagine “Sofre muito na prova”.
Agora encaixe esses três pontos o triângulo e perceba como eles estão interligados, como um ciclo sem fim.
O Atleta tem medo da subida, ou não gosta da subida, por esse motivo não gosta de treinar em subidas, pois é chato, ruim e cansativo, dessa forma ao chegar na competição não está preparado para encontrar as subidas, consequentemente sofre demais, cansa se frustra com o resultado e retorna ao ponto inicial, de não gostar da subida pois, por culpa dela, teve seu pior resultado da vida e assim segue o ciclo sem fim.
Como fazer para melhorar isso?
Preste atenção no que eu escrevi antes, “Por culpa dela teve seu pior resultado”. Será que isso é totalmente verdade?
Nós reparamos no Triângulo que você vai mal na competição por não ter treinado corretamente para ela e não estar preparado para tal. Essa é uma das barreiras mentais que mais te atrapalha e te impede de atingir melhores resultados.
Ao culpar a circunstância de ter encontrado subida na prova, você se isenta dessa responsabilidade para não se sentir culpado de não estar pronto para aquilo e isso, na maioria das vezes, acontece de forma inconsciente, pois é uma proteção no nosso cérebro de não sentir culpa, nem “dor”, que no caso seria dor psicológica.
Então o primeiro passo é...
Não existe uma técnica perfeita, mas biomecanicamente falando, existem formas que auxiliam na performance.
Para melhorar o desempenho na hora de correr na subida, incline levemente o corpo para frente, assim você desloca o centro gravitacional do corpo e faz com que a gravidade auxilie a sua movimentação. Dê passadas curtas e mantenha a coluna sempre ereta, para não sobrecarregá-la. Dependendo do grau de inclinação, talvez seja necessário correr na ponta dos pés. Uma boa dica é evitar olhar para os seus pés, mantendo a área cervical (do pescoço) sempre estendida. Isso facilita a corrida e evita desconfortos.
Ajustando o ritmo para os treinos
O primeiro passo que você precisa dar é realmente assumir essa responsabilidade do erro, só assim você quebra o ciclo sem fim do Triângulo Mental. Ao assumir a responsabilidade do erro, você não ficará bem consigo mesmo e, com certeza, irá querer fazer alguma mudança para não sentir mais esse gosto amargo.
E o que você iria fazer? Treinar a subida para se sentir pronto para as competições e poder melhorar sua performance tendo as subidas das provas como sua aliada, o que te coloca um passo na frente dos demais.
Não adianta você treinar nas melhores condições possíveis, pois quando algo de diferente aparecer, você não estará preparado e aí o triângulo volta a funcionar.
Não se sinta mal por talvez descobrir que o problema de você ter receio da subida não é realmente a subida e sim você mesmo, saiba que isso é muito mais comum do que parece, todos os atletas enfrentam ou já enfrentaram isso. Agora você só precisa utilizar dessas dicas, treinar com as dicas da X-Training Brasil e dar o seu melhor nas competições!
Nos encontramos no topo do pódio!
Assine nosso boletim informativo
Fique por dentro do mundo da corrida. Assine nosso boletim informativo e receba toda semana conteúdo em primeira mão.