Barreiras Mentais ao se deparar com subida na corrida de rua

Barreiras mentais ao se deparar com uma subida na prova, será que isso existe?

Como treinar para enfrentar as subidas na prova

Chegou a hora de competir. Você já aprendeu como subir melhor, aplicou os ensinamentos em seus treinos e sentiu uma evolução inexplicável. Mas agora vem a pior parte: o psicológico. Por isso vamos explicar para você algumas Barreiras Mentais ao enfrentar uma prova de subida

A maioria dos corredores, não gostam de subida na prova, isso é normal, a maioria das pessoas quando escuta que a prova tem muita subida, bate aquela ansiedade, o desespero ou até o medo da subida, mas você já se perguntou o porque?

Bom, é mais simples do que parece

Como treinar para enfrentar as subidas na prova

De uma forma bem simples de apresentar, iremos fazer o “Triângulo Mental da Subida”. Então para isso imagine um triângulo, com suas três pontas:

No ponto superior imagine a frase: “O medo da subida”.

No ponto inferior direito, imagine “Não treina subida”.

No ponto inferior esquerdo, imagine “Sofre muito na prova”.

Agora encaixe esses três pontos o triângulo e perceba como eles estão interligados, como um ciclo sem fim.

O Atleta tem medo da subida, ou não gosta da subida, por esse motivo não gosta de treinar em subidas, pois é chato, ruim e cansativo, dessa forma ao chegar na competição não está preparado para encontrar as subidas, consequentemente sofre demais, cansa se frustra com o resultado e retorna ao ponto inicial, de não gostar da subida pois, por culpa dela, teve seu pior resultado da vida e assim segue o ciclo sem fim.

Como fazer para melhorar isso?

Preste atenção no que eu escrevi antes, “Por culpa dela teve seu pior resultado”. Será que isso é totalmente verdade? 

Nós reparamos no Triângulo que você vai mal na competição por não ter treinado corretamente para ela e não estar preparado para tal. Essa é uma das barreiras mentais que mais te atrapalha e te impede de atingir melhores resultados.

Ao culpar a circunstância de ter encontrado subida na prova, você se isenta dessa responsabilidade para não se sentir culpado de não estar pronto para aquilo e isso, na maioria das vezes, acontece de forma inconsciente, pois é uma proteção no nosso cérebro de não sentir culpa, nem “dor”, que no caso seria dor psicológica.

Então o primeiro passo é...

Não existe uma técnica perfeita, mas biomecanicamente falando, existem formas que auxiliam na performance. 

Para melhorar o desempenho na hora de correr na subida, incline levemente o corpo para frente, assim você desloca o centro gravitacional do corpo e faz com que a gravidade auxilie a sua movimentação. Dê passadas curtas e mantenha a coluna sempre ereta, para não sobrecarregá-la. Dependendo do grau de inclinação, talvez seja necessário correr na ponta dos pés. Uma boa dica é evitar olhar para os seus pés, mantendo a área cervical (do pescoço) sempre estendida. Isso facilita a corrida e evita desconfortos.

Ajustando o ritmo para os treinos

O primeiro passo que você precisa dar é realmente assumir essa responsabilidade do erro, só assim você quebra o ciclo sem fim do Triângulo Mental. Ao assumir a responsabilidade do erro, você não ficará bem consigo mesmo e, com certeza, irá querer fazer alguma mudança para não sentir mais esse gosto amargo. 

E o que você iria fazer? Treinar a subida para se sentir pronto para as competições e poder melhorar sua performance tendo as subidas das provas como sua aliada, o que te coloca um passo na frente dos demais. 

Não adianta você treinar nas melhores condições possíveis, pois quando algo de diferente aparecer, você não estará preparado e aí o triângulo volta a funcionar.

Não se sinta mal por talvez descobrir que o problema de você ter receio da subida não é realmente a subida e sim você mesmo, saiba que isso é muito mais comum do que parece, todos os atletas enfrentam ou já enfrentaram isso. Agora você só precisa utilizar dessas dicas, treinar com as dicas da X-Training Brasil e dar o seu melhor nas competições!

Nos encontramos no topo do pódio!

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