Dentro do ambiente da corrida, temos alguns paradigmas o treino de potência muscular para corredores de média e longa distâncias. Geralmente os praticantes procuram focar no volume de treinamento, esquecendo que a força/velocidade é fundamental para um bom desempenho nas pistas. Aliás, posso afirmar, é indispensável para você corredor que queira ter um resultado mais expressivo e uma segurança dentro da prática da corrida.

Treinos de alto rendimento
Dentro do cenário do alto rendimento é comum treinos de potência para atletas de média e longa distâncias. Em uma preparação para maratona é realizado trabalhos específicos para ganho de capacidade neural e aumento de potência absoluta, principalmente em fase final de preparação (período competitivo). Antes disso, os atletas realizam trabalhos auxiliares para possibilitar uma melhor eficiência para o período de trabalho específico.
Treino de potência, como trabalhar?
Existe diversas formas de trabalhar potência, elas variam de acordo com o objetivo específico de cada atleta. Ou seja, trabalhos de potência para atletas que praticam corrida se diferem dos trabalhos de potência para atletas de ciclismo (princípio da especificidade).
A melhora está atrelada a especificidade de cada esporte praticado. Para Um ganho de potência na prática da corrida é necessária realizar uma avaliação biomecânica, através dela, montar um trabalho específico, respeitando os princípios do trabalho de potência (Força/Velocidade).
Sessão de treino de potência
Para uma sessão de treinamento de potência é fundamental que o estímulo total previsto seja fracionado em séries da maneira adequada, ou seja, com o número ideal de repetições.

Dessa forma, se atinge um objetivo do treinamento de potência, que é expor à elevada tensão mecânica os grupos musculares envolvidos, em elevada velocidade de contração, pelo maior tempo possível.
Claro, o acompanhamento específico é fundamental. O aplicativo da X-Training Brasil, têm algumas opções bacanas, inclusive a de contratar um treinador exclusivo e nutricionista, para auxiliar na jornada de treinamento.
Com o ganho de potência, o praticante terá benefícios evidentes , como por exemplo; ganho de amplitude de passada, que agregará na sua técnica de corrida, melhor disposição para a prática de atividades físicas e, por último e não menos importante, prevenção de lesões.
Portanto, você praticante de corridas de longa e média distância, fique esperto e comece a fazer um trabalho direcionado para o ganho de potência muscular.
Lembre, SEMPRE o mais rápido vencerá!
Não esqueça de deixar um comentário e seguir nossas redes sociais; Facebook e Instagram