Conheça um pouco do treinamento de BASE

O grande desafio e desejo dos corredores de meio fundo e fundo é aprimorar a sua resistência e correr cada vez mais rápido, sem que isso represente uma carga estressante que lhe impeça de concluir um percurso pretendido.

Pois bem, para que isso ocorra de uma maneira planejada e sem surpresas, é importante realizar uma preparação específica, denominada “BASE”.

A base consiste em um processo de ganho e reforço da estrutura corporal e fisiológica, para que o atleta consiga resistir aos estresses do treinamento durante toda a periodização.

Vamos facilitar e usar um exemplo simples para todos entenderem: vamos pensar que o nosso organismo funciona como um grande prédio, todos os grandes edifícios possuem uma grande e sólida estrutura de base para aguentar todo o resto que está por vir, da mesma forma funciona nosso organismo, para que possamos aguentar grandes cargas de treinamento, devemos possuir uma grande e sólida estrutura inicial, com isso, podemos minimizar os riscos de “queda do edifício”.

Espero que tenha ajudado a entender o funcionamento inicial da estrutura do treinamento.

Desejo uma boa base a todos!

E lembre-se, qualquer treinamento necessita de orientações de um profissional.

Equipe X-Training Brasil

Voltar