A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO PARA CORREDORES DE RUA

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO PARA CORREDORES DE RUA

 

Corrida de rua cresce a cada dia que passa, todo fim de semana milhares de atletas amadores vão para as ruas buscando vencer seus próprios desafios. Só no ano passado, segundo registro da Federação Paulista de Atletismo – FPA, foram realizados 469 eventos dessa natureza com cerca de 820 mil inscritos. Isso, no estado de São Paulo, se multiplicar esses números para o Brasil, facilmente chegaríamos a dados astronômicos.

 

Sabendo desta movimentação e desse mar de pessoal buscando ultrapassar seus limites dentro da corrida de rua, a X-Training Brasil pergunta!

VOCÊ, CORREDOR DE RUA, ESTÁ AQUECENDO DE MANEIRA ADEQUADA?

 

Pois bem, é muito fácil o atleta calçar o tênis e sair ganhando as ruas, entretanto toda a prática precisa ter um processo para que tudo aconteça de uma forma mais harmônica e isso não é diferente para a corrida. Sabendo da importância do assunto, recorremos a um profissional da área para nos informarmos sobre qual a forma que devemos proceder antes de um grande evento para melhorarmos o desempenho.

 

“Para um bom aquecimento é necessário primeiramente saber o que queremos, pois nosso corpo responde de maneira muito específica a cada estimulo. Por exemplo, eu atleta de 800 metros sei que em uma prova bem feita chegarei a um Pace de 2min e 15seg, portanto no aquecimento preciso ao menos chegar próximo desta velocidade”, (Marcelo Scolari, atleta de 800 metros)

 

 

Isso explica que o principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para um evento que tirará ele da homeostase (conforto). De acordo com isso, o atleta precisa que o aquecimento seja muito específico para a atividade que ele irá executar, por exemplo; um jogador de tênis, aquece fazendo movimentos específicos da modalidade um pugilista aquece fazendo movimentos específicos da modalidade e o corredor aquece fazendo movimentos específicos da prova que ele irá participar.

Levando em consideração isso, podemos concluir que o aquecimento é algo indispensável para a melhor de sua performance e que você corredor de rua precisa realizar o aquecimento correspondente à prova que irá realizar. contando com essas informações, não perca tempo, calce seu tênis faça um bom aquecimento e melhore seus resultados.

 

 

 

 

Voltar